Notícias / Curiosidades

22/05/18 às 17:57

Qual o melhor tipo de gás para as empresas?

Aline Matos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Qual o melhor tipo de gás para as empresas?

Foto: Shutterstock.com

A escolha do tipo de fornecimento de gás para empresas é essencial para o bom funcionamento de negócios dos mais variados segmentos. Dos restaurantes e pizzarias à indústria, o uso do gás é útil não apenas no preparo de alimentos, mas também como fonte de energia para o aquecimento de água e de ambientes, além da aplicação em diversos processos de produção.

Mas afinal, qual é a melhor opção de abastecimento de gás? GLP (gás de cozinha) ou gás natural? Gás encanado ou gás em cilindros? Confira algumas dicas!

O que é preciso saber sobre gás para empresas

Independentemente do tipo de gás e do formato de abastecimento, a instalação deve ser planejada com bastante cautela. Além da utilização para cozinhas industriais - como no caso de padarias, churrascarias, restaurantes, pizzarias e outros estabelecimentos de alimentação - o gás também é um importante elemento em outras atividades. Lavagem e secagem de roupas em grande escala, esterilização de itens cirúrgicos, aquecimento de água e de ambientes, entre várias outras ações.

Na teoria, GLP e gás natural proporcionam resultados similares, mas há algumas diferenças importantes. Em relação ao fornecimento, o gás natural vem de uma tubulação externa subterrânea, enquanto o GLP em empresas é armazenado em cilindros. O abastecimento vindo de tubulação de rua pode sofrer interrupções por conta de obras ou manutenções, enquanto o abastecimento por cilindros é contínuo. A interrupção do fornecimento de gás pode causar prejuízos, por ocasião de paradas nas linhas de produção ou no cozimento de alimentos, por exemplo.

Já em relação à instalação, é preciso verificar se o local conta com disponibilidade de fornecimento do gás de rua. Em caso de negativa, o GLP é a opção mais adequada, chegando inclusive a locais onde outras fontes de energia não chegam, como cidades mais afastadas dos grandes centros urbanos.
No quesito controle de gastos, ambos os tipos de gás apresentam cobrança mensal em forma de fatura ou conta de gás, permitindo um controle mais acurado das despesas com o combustível e um maior controle do orçamento direcionado ao fornecimento de gás.

Dica final: só faça a instalação de gás com empresas qualificadas e de confiança, que contem com uma equipe treinada e comprometida com os resultados. O fornecedor deve seguir as normas da ANP - Agência Nacional de Petróleo e dar total suporte ao cliente.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet