Notícias / Meio Ambiente

18/05/18 às 16:11

Poço artesiano é saída durante a seca em diversas regiões do Brasil

Débora Ramos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Poço artesiano é saída durante a seca em diversas regiões do Brasil

Foto: Divulgação

No outono e no inverno é comum que algumas regiões do país sofram com a estiagem. No Ceará, por exemplo, apesar da melhora considerável em relação a 2017, devido ao volume de chuva no mês abril - 12% acima do esperado-, ainda há 63,18% do território com algum nível de seca.
 
No estado de São Paulo, os meteorologistas atentam para a baixa umidade do ar. É esperado para os próximos dias que o índice chegue a 30%. A OMS recomenda que a umidade fique acima de 60%. Santa Catarina já sofre com a estiagem, o que levou a CASAN pedir à população catarinense faça racionamento de água como precaução.
 
Para se preparar, muitos condomínios, produtores, agricultores e empreendedores em todo o país estão investindo na escavação de poços artesianos e semi-artesianos para suprir a possível falta de água. Essa alternativa vem crescendo e tem ganhado cada vez mais adeptos.

O que é poço artesiano?

Poços artesianos são aqueles que possibilitam a utilização das águas subterrâneas pelo homem, para que ele consiga realizar todas as suas atividades cotidianas. Esse recurso era utilizado nos primórdios da civilização, já que a água jorra naturalmente sem a necessidade de um equipamento específico.
 
Outra maneira de conseguir utilizar a água do subsolo é por meio de um poço semi-artesiano. A diferença entre os dois é que este último requer a ajuda de um maquinário para que o líquido seja pressionado e bombeado até a superfície e possa ser aproveitado para a realização de diversas atividades.
 
O uso de reservas hídricas está cada vez mais comum no Brasil, pois é um verdadeiro investimento, principalmente para empresários que trabalham diretamente com a água, como lava-rápido. Com a manutenção sempre em dia, como limpeza e eliminação de resíduos que podem ficar acumulados na tubulação, a qualidade da água e de seu funcionamento estarão garantidos.

Vantagens do poço artesiano

Como é retirada do subsolo, a água tende a ter mais nutrientes e sais minerais do que a utilizada no dia a dia. A autonomia que o poço artesiano oferece é grande, já que as consequências de uma crise hídrica são minimizadas ou nem são sentidas por empresas e comunidades. Sendo assim, ele se tornou a alternativa perfeita para escapar do desabastecimento e racionamento.
 
Além de mais pura, a água pode ser consumida sem a necessidade do pagamento de altas taxas, já que as cobranças dos serviços de abastecimento são mínimas. Em alguns casos, quando a quantidade de água adquirida pelo poço é capaz de suprir todas as suas necessidades, é possível se desvincular totalmente dos serviços de abastecimento.

Como construir?

Com a crise hídrica que assolou algumas regiões brasileiras nos últimos anos, a procura pela construção dos poços artesianos aumentou. Entretanto, vale lembrar que é necessária uma autorização especial para que a escavação seja iniciada, o que pode demorar em torno de seis meses e um ano para ser emitida.
 
Os técnicos devem avaliar se há exploração e muita utilização das águas subterrâneas na região. Além disso, alguns testes são realizados para saber se a água está contaminada por produtos químicos ou outros agentes que podem causar doenças. Também é feita a verificação da quantidade de água existente na área para descobrir se ela atende às necessidades da residência ou do estabelecimento e compensa o investimento na obra.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet