Notícias / Justiça

18/05/18 às 15:14

Brasília - José Dirceu se entrega, faz exame no IML e vai para a Papuda

A prisão dele foi determinada na quinta (16) pela 13ª Vara Federal de Curitiba (PR)

Metrópoles

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Brasília - José Dirceu se entrega, faz exame no IML e vai para a Papuda

Foto: Divulgação

O ex-ministro José Dirceu deixou sua residência, no Sudoeste, por volta das 13h50 desta sexta-feira (17/5) para se entregar à Polícia Federal. A prisão dele foi determinada na quinta (16) pela 13ª Vara Federal de Curitiba (PR). O ex-todo poderoso do governo Lula é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro.

O petista fez o percurso no banco de trás de um Toyota Corolla de cor prata até o Instituto Médico Legal (IML), onde fez exame de corpo de delito. Depois, segundo o advogado dele, Ricardo Podval, ele seguiu diretamente para o Complexo Penitenciário da Papuda.

 
 
Apesar de ter até as 17h para se apresentar, ele preferiu adiantar o processo. Na frente da PF, um grupo de militantes petistas fazem uma manifestação em repúdio à detenção. Com apitos e gritos de guerra, os apoiadores seguravam cartazes os dizeres “Lula e Dirceu livres” e “Juntos com Dirceu livre”.

Condenado em segunda instância na Lava Jato, assim como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-chefe da Casa Civil teve negados os embargos de declaração contrários aos embargos infringentes já rejeitados pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre.

Ainda na noite de quinta (17), Dirceu distribuiu mensagem por meio de grupo de WhatsApp, na qual agradeceu a amigos e apoiadores a “gratidão e solidariedade de sempre”. “Vamos continuar nossa luta. Só vou mudar de trincheira. Juntos vamos vencer, derrotar o arbítrio, retomar o governo do país e restaurar a democracia”, destacou.

Derrotas na Justiça

Dirceu estava solto desde maio de 2017, após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). O político foi preso em agosto de 2015, após ser condenado pelo juiz federal Sérgio Moro, em primeira instância, pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa no esquema de corrupção da Petrobras.

O político teve nova condenação, também por Moro, em maio de 2016: a 20 anos e 10 meses de prisão – sentença confirmada pelo TRF-4, em 26 de setembro do ano passado. A Corte, contudo, aumentou a pena para 30 anos e 9 meses de reclusão.

 
 
O ex-ministro é acusado de receber uma mesada repassada pelo lobista Milton Pascowitch. Segundo a acusação, a empreiteira Engevix pagava propina por meio de contratos fictícios feitos com a JD Consultoria, empresa de Dirceu, em troca de acordos com a Diretoria de Serviços da Petrobras.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet