Notícias / Governo de MT

17/05/18 às 08:08

Governo entrega nesta quinta 1.552 computadores para o sistema de regulação de pacientes

Sandra Carvalho | SES-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
O governador Pedro Taques entregará 1.552 computadores para equipar 135 centrais municipais de regulação e os 16 Complexos Reguladores Regionais da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT). Os últimos equipamentos foram adquiridos em 2002, quando foi criado o Sistema Estadual de Regulação.

O ato será realizado às 10h30 desta quinta-feira (17.05) na Central Estadual de Logística, Armazenamento e Distribuição (Celad), localizada no Distrito Industrial de Cuiabá, quando serão entregues equipamentos para 28 municípios abrangidos pelos Escritório Regionais de Saúde de Tangará da Serra (10), Diamantino (8) e da Baixada Cuiabana (10).

Denominado Regulação MT 100%, o programa, além de proporcionar melhores condições de trabalho aos servidores, favorecerá a instalação do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), diminuindo o tempo de espera para realização de procedimentos de média e alta complexidade, o que irá melhorar a qualidade do atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

Por meio do Sisreg, que é um sistema online criado e disponibilizado pelo Ministério da Saúde, será possível garantir o gerenciamento de todo Complexo Regulatório da rede básica à internação hospitalar, humanizando os serviços, proporcionando o controle do fluxo e a otimização na utilização dos recursos. Inclusive poderá aumentar a oferta através de contratos com instituições privadas e criação de novas unidades públicas capazes de atender com qualidade e eficiência.

O processo de implantação do Sisreg começou em 2009, mas a conclusão do processo licitatório só está sendo possível agora, nesta gestão. Uma das medidas necessárias à instalação do Sisreg foi a capacitação de 481 técnicos e médicos reguladores.

A SES/MT também reformará a estrutura de 13 dos 16 Complexos Reguladores Regionais e 23 complexos municipais. Dos 141 municípios mato-grossenses, seis já foram contemplados com equipamentos, que são Barra do Garças, Diamantino, Sinop, Rondonópolis, Primavera e Cuiabá. Os outros 135 farão a retirada a partir desta quinta-feira.

Panorama

O Estado de Mato Grosso, situado na região Centro-Oeste do Brasil, possui hoje uma população de 3.224.357 habitantes (últimos dados do IBGE), dos quais 2,6 milhões dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamentos médicos, com uma representatividade de 84,1% de adesão.

Por meio do programa Regulação MT 100% está sendo possível estruturar e integrar as Centrais de Regulação Municipais e os Complexos Reguladores Regionais por meio do sistema Sisreg, unificando as informações das atividades realizadas nas unidades.

Dessa forma, reorganizando o atendimento nos serviços do SUS e atendendo a real necessidade e prioridade da população de forma igualitária, será possível assegurar que todas as unidades de saúde ofertem as mesmas condições de acolhimento aos usuários e favorecer o monitoramento via sistema.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet