Notícias / Saúde

16/05/18 às 16:34 / Atualizada: 16/05/18 às 16:40

4 exercícios que ajudam a aliviar os sintomas da fascite plantar

Aline Matos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
4 exercícios que ajudam a aliviar os sintomas da fascite plantar

Foto: Shutterstock.com

Dores nas solas dos pés podem indicar a presença da fascite plantar, doença inflamatória que atinge a fáscia plantar, membrana que recobre a musculatura da sola do pé. A fáscia é constituída por tecido conjuntivo fibroso, e reveste desde o osso calcâneo até a base dos dedos, e auxilia na manutenção firme da curvatura do pé, amortecendo e distribuindo o impacto.

A fascite não deve ser confundida com o esporão de calcâneo. Apesar de serem desencadeadas por causas similares e por terem sintomas por vezes parecidos, são doenças diferentes e que requerem tratamentos distintos. No entanto, o esporão pode ser causa da inflamação da fáscia.

Tratando a fascite e aliviando os sintomas

A fascite costuma se manifestar, sobretudo, em pacientes com mais de 40 anos de idade, tanto homens quanto mulheres. Atinge principalmente indivíduos com sobrepeso, atletas de esportes de alto impacto - como corredores e ginastas, bailarinos, pessoas com pouca curvatura nos pés - os chamados “pés chatos”, e mulheres que utilizam saltos altos com frequência.

A causa exata da fascite plantar ainda não é conhecida, mas sabe-se que é provocada pela repetição de microtraumatismos na estrutura plantar e estiramento excessivo da membrana. O sintoma mais característico é a dor intensa debaixo do pé, na área próxima ao calcanhar, e que é mais forte no período da manhã mas vai aliviando com o movimento. A dor também pode surgir em outros locais da membrana, sobretudo após longos períodos em pé. Inchaço e vermelhidão também podem ocorrer.
O tratamento visa reduzir a dor e os demais incômodos. Podem ser utilizados medicamentos anti-inflamatórios, fisioterapia, aplicação de gelo local e repouso. Existem também alguns exercícios fáceis e simples, realizados em casa, podem ser muito úteis no alívio das dores. Confira!
  • Encha uma garrafa pet de 600ml com água, congele-a, e utilize-a rolando sob o arco plantar, para frente e para trás. Faça isso diariamente por 10 minutos.
  • Utilize uma bola de tênis para massagear a sola dos pés, rolando a bolinha sob a sola em todas as direções.
  • Sentado no chão, com as costas retas, estique bem as pernas e puxe a ponta dos pés utilizando uma toalha ou pano, alongando a fáscia.
  • Sente em uma cadeira, jogue bolinhas de gude ou rolhas de garrafa no chão ao seu redor, e utilize os dedos dos pés para recolhê-las.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet