Notícias / Notícias Gerais

15/05/18 às 19:40

Cuiabá - Assistentes Sociais cobram o cumprimento da Lei de 30 horas com apitaço

Cress/MT se reuniu com a Prefeitura de Cuiabá e com representantes de governo estadual, Seges e Setas, para defender o cumprimento da Lei de 30 horas no município e no Estado de Mato Grosso

Ícone Press

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Cuiabá - Assistentes Sociais cobram o cumprimento da Lei de 30 horas com apitaço

Foto: Assessoria

O Dia do/a Assistente Social, que é celebrado nesta terça-feira (15.05), foi marcado pelo apitaço realizado por assistentes sociais e o Conselho Regional de Serviço Social 20ª Região (Cress/MT), na Praça Alencastro, em Cuiabá, em defesa da Lei Nº 12.317, de 26 de agosto de 2010, que altera o artigo 5° da Lei de Regulamentação Profissional (Lei 8.662/1993) e define jornada máxima 30 horas semanais de trabalho para a categoria.

A ação que constituiu num ato político deu o pontapé inicial na programação de Cuiabá do mês de eventos em alusão ao Dia do/a Assistente Social, que acontece em cinco cidades mato-grossenses durante todo o mês de maio. Os municípios de Confresa e Juína já receberam palestras sobre o tema envolvendo questões que desafiam e afetam cotidianamente o trabalho do assistente social, além de ser debatido estratégias de fortalecimento profissional com o intuito de dar visibilidade à profissão e suas bandeiras de luta. A capital, Alta Floresta e Rondonópolis encerram o mês de eventos. A realização de ações na capital e no interior do Estado tem o intuito de multiplicar o debate e fortalecer o processo de interiorização, mobilização e organização da categoria.

De acordo com a conselheira do Cress/MT Annelyse Cândido, além do apitaço o Conselho protocolou na Prefeitura de Cuiabá, ofício solicitando medidas cabíveis ao cumprimento da Lei das 30 horas e se reuniu com a secretária de Gestão da Prefeitura de Cuiabá, Ozenira Félix de Souza e o secretário de Governo de Cuiabá, Carlos Roberto da Costa, o Nezinho. “Apresentamos que dos 141 municípios do Estado, 124 já executam a Lei, 15 municípios realizam carga horária de 40 horas e 2 possuem carga horária de 30 e 40 horas. E a capital mato-grossense é um desses municípios, que ainda não cumpre com totalidade a Lei das 30 horas. Estamos em busca do 100% dos municípios”, disse.

Na reunião a secretária de Gestão, Ozenira Félix de Souza, pediu um prazo de uma semana para fazer um estudo técnico que irá levantar mais informações que subsidiem a gestão municipal. Após esse período haverá um novo encontro, sendo o pedido do Cress/MT que o Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, também esteja presente.

A conselheira ressaltou ainda a importância do cumprimento da Lei. “Essa lei veio para melhorar as condições de trabalho dos/a assistentes sociais, que são profissionais que atuam junto a pessoas que passam pelos mais diversos problemas, seja em unidades de assistência social, de saúde, sistema penitenciário, segurança pública, justiça, unidades destinadas ao acolhimento e (re) inserção à sociedade. E por tudo isso apresentam um dos maiores índices de estresse no serviço, e requerem cuidados com a saúde física e mental”, pontuou.

Já no âmbito estadual, na segunda-feira (14.05), o Cress/MT se reuniu com o Secretário de Estado de Gestão (Seges), Ruy Carlo e a Secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), Mônica Camolezi, para debater a defesa do cumprimento da Lei de 30 horas.

De acordo com a presidente do Cress/MT, Andreia Amorim, as assistentes sociais das Secretarias de Estado, para terem seu direito assegurado, quase 8 anos após ter sido aprovada a lei, precisam recorrer ao judiciário, se submetendo a um longo processo de judicialização. “O governador disse publicamente que apoia o cumprimento da Lei de 30 horas e nos reunimos justamente para poder ver como viabilizar isso. Vamos continuar articulando para que todos as assistente sociais tenham acesso aos seus direitos”, ressaltou.

O secretário da Seges, Ruy Carlos, disse que um estudo técnico será realizado para ver qual será o impacto para o Estado e de que forma isso poderá ser implantado. “Dentro de cerca de 30 dias, após esse levantamento iremos nos reunir novamente para ver de que forma podemos proceder”, afirmou.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet