Notícias / Política

15/05/18 às 15:24

Lideranças querem Baiano Filho na condução dos novos projetos

Wellington Peres, Vip Araguaia

Edição: Clodoeste 'Kassu' AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Lideranças querem Baiano Filho na condução dos novos projetos

Foto: Divulgação

O deputado estadual Baiano Filho tem mantido conversas com a bancada federal no sentido de fortalecer a aprovação do projeto de lei 137/15, que trata sobre os critérios para criação de novos municípios. O projeto já foi aprovado pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados e deve ser votado em plenário no próximo dia 15 de maio.

Entre os requisitos para os novos municípios está a necessidade da realização de plebiscito e estudo de viabilidade econômica. A proposta também prevê que o processo de emancipação deve ser iniciado com requerimento à Assembleia Legislativa, em documento assinado por no mínimo 20% dos eleitores da área em criação.

A aprovação dos critérios pela Comissão Especial reacende nos estados a expectativa pela independência econômica das novas áreas, em sua maioria subjugadas pela falta de investimento.

Para Baiano, a autonomia garantida às assembleias legislativas permitirá a correção de graves distorções regionais, uma vez que cada parlamentar terá condição de apontar e definir junto às regiões o melhor caminho para cada proposta. “Com o parecer prévio da comissão a favor dos novos municípios, fica claro também a autonomia garantida às assembleias legislativas sobre as decisões inerentes a cada estado, tendo no parlamentar a legitimidade necessária para conduzir o processo junto à população”, definiu Baiano.

Projetos mato-grossenses - Entre os 56 processos que aguardam pela emancipação nos estados, 20 são mato-grossenses; destes, três correspondem a grandes áreas produtoras do Norte Araguaia.

No caso do distrito de Espigão do Leste, a vereadora Cida Brandão tem buscado o apoio de Baiano Filho para garantir que a proposta de emancipação da localidade tenha aprovação na Assembleia Legislativa, assim que autorizada a criação das novas áreas. Espigão está localizado a 220 km da sede de São Félix do Araguaia e despontou nos últimos anos como uma das principais áreas produtoras de grãos na região.

O vereador Pedro Condão, líder no distrito de Santo Antônio do Fontoura, em São José do Xingu, também buscou o apoio de Baiano para a independência política da região. O distrito está localizado a 93 km da sede do município e já ultrapassa a marca de 6,5 mil habitantes, possuindo, inclusive, estrutura política própria, a exemplo da subprefeitura e de uma extensão da Câmara Municipal. A localidade teve início a partir da criação do P.A. Santo Antônio, com 513 pequenos agricultores. Hoje, a agricultura familiar é destaque na produção de leite, tendo inclusive dois laticínios instalados no local.

Em Confresa, o distrito de Veranópolis do Araguaia, às margens da BR-158, é outra das propostas para emancipação no Araguaia. A localidade possui aproximadamente 7,8 mil habitantes com foco bastante específico na agricultura familiar. Para o vereador Geankarlos Guimarães, a presença de Baiano nas discussões fortalece a definição pela independência do distrito. Outro importante líder e articulador dos trabalhos para criação do município é o ex-vereador Valdecy Gomes, o “Cici do Pacu Pacu”. Para ele, a criação do município de Veranópolis, assim como dos mais projetos previstos para o Araguaia, apenas contribuirá para o incremento da economia regional.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Ludmilla Vilela

Lei Geral de Proteção de Dados

Você sabe quantos novos conceitos e princípios a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) introduziu para tratamento de dados pessoais? A lista é grande. O que ele faz e quais são os pontos mais importantes da...

 
 
 
 
Sitevip Internet