Notícias / Educação

15/05/18 às 13:55

Enem 2018: 87% se beneficiarão com a isenção da taxa de inscrição

Maioria de pedidos aceitos foi para pessoas que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral em instituições privadas

Débora Ramos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Enem 2018: 87% se beneficiarão com a isenção da taxa de inscrição

Foto: Assessoria

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aprovou 87% dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Isso corresponde a 3.318.149 pessoas. Mais de 500 mil tiveram os pedidos de solicitação negados e podem apresentar recurso até o dia 29 de abril. O período para fazer o pedido de isenção foi entre os dias 2 e 15 de abril.

                        Mais de 2 milhões de pedidos aprovados foram para pessoas que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral em instituições  privadas de ensino, além de ter renda familiar menor do que um salário mínimo e meio. Estudantes que fizeram a última série do Ensino Médio em escola pública somaram 956 mil pedidos aceitos. Outras 269 mil isenções foram para candidatos em vulnerabilidade econômica e 3,2 mil para aqueles que fizeram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) em 2017. Para conferir a sua situação, bem como enviar recurso caso não tenha sido aprovado, acesse a página do participante e informe seu CPF e sua senha. O resultado será divulgado no dia 5 de maio. Se o candidato não for aceito, terá que pagar a taxa de inscrição de R$ 82.

                        Os candidatos que tiveram isenção no ano passado e não compareceram aos dois dias de prova precisam justificar a ausência com documentos para não precisar pagar a taxa de inscrição neste ano. Só 8.486 das 208.588 pessoas que entraram no site para justificar a ausência tinham documentos comprobatórios. Dessas, 4.141 foram reprovadas.
 
Inscrições
 
                        O fato do pedido de isenção de taxa ser aprovado não inscreve o estudante automaticamente no exame. Portanto, é importante destacar que todos, independentemente de ter isenção ou não, devem se inscrever no ENEM entre os dias 7 e 8 de maio para poder participar dos dois dias de provas.

                        São isentos da taxa de isenção os candidatos que preenchem algum dos seguintes requisitos:
 
                        • Estiver cursando a última série do Ensino Médio em 2018, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica;
                        • Tenha participado do Encceja 2017, na modalidade do Ensino Médio, na aplicação Nacional, Para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) ou Exterior, e que tenha obtido proficiência que permita certificação na área de conhecimento em que se inscreveu (NOVIDADE);
                        •Tenha cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (Lei nº 12.799/2013);
                        •Declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

                        Confira o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM):

                        29 de abril – Termina o período de recursos relacionados às solicitações de isenção.
                        05 de maio – Divulgação dos resultados dos recursos relacionados às solicitações de isenção.
                        07 de maio – Começa o período de inscrição e de pagamento da taxa de inscrição.
                        18 de maio - Termina o período de inscrição e de alteração de dados cadastrais, município de provas, opção de língua estrangeira, bem como para solicitação de atendimentos e envio de laudo médico, declaração ou parecer.
                        23 de maio – Termina o período para pagamento da taxa de inscrição.
                        28 de maio – Começa a solicitação de Atendimento por Nome Social.
                        3 de junho – Termina a solicitação de Atendimento por Nome Social.
                        04 de novembro – Aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias.
                        11 de novembro – Aplicação das Provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias.
 
 
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Ludmilla Vilela

Lei Geral de Proteção de Dados

Você sabe quantos novos conceitos e princípios a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) introduziu para tratamento de dados pessoais? A lista é grande. O que ele faz e quais são os pontos mais importantes da...

 
 
 
 
Sitevip Internet