Notícias / Saúde

08/05/18 às 11:53

Gorduras podem ser boas e devem ser consumidas; veja quais

Ômega 3, 6 e 9 estão na lista de nutrientes que fazem bem à saúde

Débora Ramos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Gorduras podem ser boas e devem ser consumidas; veja quais

Foto: Divulgação

Quando o assunto é gordura, o senso comum é encará-las como inimigas de uma alimentação saudável e balanceada. A verdade, no entanto, é que existem diversos tipos de gordura – algumas delas, como o ômega 3, são benéficas ao nosso organismo.

 A gordura saturada de origem animal é a que deve ser mais evitada, porque aumenta o nível de colesterol no sangue, além de afetar o coração e provocar outros problemas de saúde. O consumo desse tipo de gordura deve ser regrado e inclui alimentos como carne, requeijão, manteiga, queijos e cream cheese.

Por outro lado, existe uma categoria de gorduras boas, conhecidas como insaturadas. Elas podem reduzir o colesterol ruim, proteger órgãos da perda excessiva de água, auxiliar na absorção de vitaminas, manutenção da saúde do coração, entre outros benefícios. Elas são divididas em dois grupos: monoinsaturadas e poli-insaturadas.

As primeiras são encontradas no azeite, nozes (como amêndoas e avelã), óleo de canola, abacate e sementes. As gorduras poli-insaturadas também são de origem vegetal e são compostas por ácidos graxos, responsáveis pelo aumento do colesterol bom e está presente em peixes de águas profundas, como arenque, salmão, cavala, atum e sardinhas e em óleos vegetais, como óleo de soja.

Uma das gorduras boas mais conhecidas e que também é vendida em forma de suplemento é o ômega 3. Esse nutriente ajuda na saúde cardiovascular, e essa função está totalmente ligada com o fato de ter um componente chamado de EPA, que possui ação anti-inflamatória. Outros benefícios, como prevenção da formação de coágulos, redução da pressão arterial e de triglicerídeos, também fazem parte do pacote.

Outro nutriente que está presente no ômega 3 é o DHA. Alguns estudos mostram que ele é extremamente benéfico no período de gestação da mulher e colabora no desenvolvimento do cérebro, dos olhos e da retina. Ambos os compostos – EPA e DHA – não são produzidos pelo organismo. Por este fato, o consumo de alimentos ou suplementação desses nutrientes é ainda mais importante.

Além do ômega 3, também há o ômega 6 e 9. Eles colaboram, respectivamente, para o bom funcionamento do organismo e para o controle do colesterol, além de contribuir com o sistema imunológico. Para ingerir a quantidade necessária, bem como saber se você precisa de uma suplementação extra, é fundamental consultar um nutricionista. Ele será responsável por dizer, de acordo com seu padrão de vida, o que e de que forma você deve consumir para ter uma dieta balanceada.

O ideal é consumir, aproximadamente, apenas 7% de gordura saturada no total das necessidades calóricas. Cortar completamente o consumo dessas gorduras é difícil. A recomendação dos nutricionistas é preferir carnes magras e trocar alguns alimentos por outros tipos de gorduras benéficas. Mesmo as gorduras boas devem ser consumidas com moderação.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet