Notícias / Agricultura

02/05/18 às 19:01

Santo Antônio de Leverger - Produtores investem em plantio de limão taiti no cascalho

Adriano Soares, TVCA

Edição: Clodoeste 'Kassu' AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Santo Antônio de Leverger - Produtores investem em plantio de limão taiti no cascalho

Foto: TVCA

Um casal que mora no município de Santo Antônio de Leverger, a 35 km de Cuiabá, está investindo no plantio de limões taiti em solo com cascalho. Há cerca de 20 anos o citricultor Francisco Omori planta limões. Segundo ele, na plantação de oito hectares, cerca de 720 árvores da fruta estão plantados. "Nós colhemos cerca de duas toneladas de limões mensalmente", disse.

Francisco explicou que os amigos e familiares não acreditavam que na terra com cascalho as mudas de limão poderiam crescer. "Eles me chamavam de doido, porque não era possível nascer nada nos cascalhos", contou.

A citricultora Tereza da Silva Omori explicou que, além do limão, também foram plantados quiabo, pepino e abóbora. "No meio dos limões, nós plantamos quiabo, abóbora e pepino para que cresçam também", afirmou.

O casal explicou que em cada pé de limão cerca de 14 sacas da fruta podem ser colhidos. Cada saca é vendida a R$ 20. De acordo como engenheiro agronômo Henrique Teodoro de Melo, o crescimento de plantas no cascalho é raro. "É preciso muita de dedicação do casal, porque nascer plantas em um solo como este é dificil", avaliou.

A poda dos pés de limão são feitas periodicamente. Durante o período da seca, um sistema de irrigação foi instalado, além da renovação dos adubos orgânicos.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet