Notícias / Esportes

27/04/18 às 14:10 / Atualizada: 27/04/18 às 14:21

Porto Velho (RO) - Menina de seis anos bate recorde no taekwondo

Maria Antônia Figueiredo de Souza, de Porto Velho (RO), recebe a faixa preta no esporte e entra para o RankBrasil

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Porto Velho (RO) - Menina de seis anos bate recorde no taekwondo

Menina bate recorde brasileiro no taekwondo ao receber a faixa preta com seis anos, 11 meses e 19 dias

Foto: Carlos de Souza Lima

A menina de Porto Velho (RO), Maria Antônia Figueiredo de Souza bate recorde junto ao RankBrasil de Mais jovem faixa preta no taekwondo feminino. Nascida em 18 de abril de 2011, ela passou no exame para a troca de faixa no dia 7 de abril de 2018, com seis anos, 11 meses e 19 dias.

O evento aconteceu no ginásio da faculdade Unopar, com a presença do representante do RankBrasil, Luciano Cadari, que oficializou a marca com entrega do troféu de recordista. O título anterior pertencia a uma garota do Espírito Santo, que se tornou faixa preta com sete anos, quatro meses e 22 dias.
 
De acordo com Cadari, é uma satisfação para o RankBrasil registrar este recorde que mostra tanta dedicação e talento de uma pessoa tão jovem. “Maria Antônia ainda é uma criança, que possivelmente terá um futuro brilhante pela frente no esporte”, acredita.
 
A recordista gosta de praticar taekwondo porque faz novos amigos e pode viajar. “Gosto quando mudo de faixa para aprender novas técnicas”, destaca. Ela ficou muito feliz com a conquista do recorde brasileiro. “É um sonho poder escrever meu nome na história do esporte que tenho como um estilo de vida”, revela.
 
Para o futuro, a menina pretende continuar e se tornar mestre. “Papai e mamãe dizem que gostariam de me ver nas Olimpíadas. Quero dar esta alegria a eles”, diz. Quando não está treinando, Maria Antônia leva uma vida normal: gosta de estudar, brincar com bonecas, de correr e de pega-pega. 
 
Segundo a mãe da garota, a administradora Lizandra Figueiredo Alves, a ideia de colocá-la no taekwondo surgiu pela busca por uma atividade que auxiliasse em seu desenvolvimento e lhe proporcionasse uma forma de entreter com novos amigos. “Inicialmente ficou arisca, não queria treinar, mas tivemos paciência e deixamos ela se soltar com o tempo”.
 
O pai da recordista, o policial militar Carlos de Souza Lima, que também é praticante de taekwondo, conta que a menina é pautada na rotina e se adaptou muito bem à hierarquia e disciplina ensinada pela arte. “Mesmo com pouca idade sabe diferenciar sua rotina de treino com a rotina social”, comenta. “Maria Antônia é uma criança feliz no esporte”, acrescenta.  
 
Para os pais, o reconhecimento do recorde pelo RankBrasil é a oportunidade de ver uma sementinha brotar e com a possibilidade de se tornar uma árvore linda e de belos frutos. “Nossa filha iniciou no esporte como uma forma de diversão e este título representa sua primeira conquista histórica”, diz Carlos. “A família está encantada, orgulhosa, boba, vaidosa: Maria Antônia é nossa pop star”, completa Lizandra.

Importância do esporte e conquistas

A mãe da recordista acredita que todo e qualquer esporte é fundamental na vida de uma criança, auxiliando em seu desenvolvimento, seja físico ou mental. “Mesmo que a criança não se torne um atleta de ponta terá grande chance de se transformar em um ser humano melhor”.

Na escola, a garota está no terceiro ano do ensino fundamental e os pais procuram balancear sua rotina estudantil com a vida de atleta, pela importância dos dois segmentos. “Maria Antônia possui um desenvolvimento cognitivo acima da média, comprovada por laudos psicopedagógicos”, conta o pai.
 
Filiada à Federação Olímpica Roraimense de Taekwondo, a atleta ingressou no esporte em 2014, com dois anos e nove meses. Atualmente treina taekwondo de três a quatro vezes por semana e possui diversas conquistas: são 40 medalhas e dois troféus, sendo que um deles recebeu em março de 2018, como Atleta Destaque de 2017.
  • Porto Velho (RO) - Menina de seis anos bate recorde no taekwondo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet