Notícias / Barra do Garças

12/09/15 às 19:15

Excursão de empresários de Minas tem peixes e artesanatos indígenas apreendidos em Barra do Garças

Ronaldo Couto

Araguaia Notícia

Imprimir Enviar para um amigo
Excursão de empresários de Minas tem peixes e artesanatos indígenas apreendidos em Barra do Garças

Foto: WhatsApp

Uma excursão de empresários e funcionários de públicos do estado de Minas Gerais, que passava pelo município de Barra do Garças na sexta-feira (12/09), foi abordada e teve apreendido mais de 300 quilos de pescado e artesanatos indígenas que são proibidos a comercialização. 

O ônibus de luxo estava na região do rio 7 de Setembro, em Canarana, já dentro da bacia do Xingu, um dos lugares mais cobiçados pelos pescadores pela variedade e tamanho dos peixes. Todavia existe uma legislação que estipula uma cota de 10 quilos e um exemplar para cada pescador, que segundo Ibama e Sema, foi ultrpassada.

A comitiva tentou argumentar que foi mal orientados pelos donos da pousada onde estiveram hospedados, mas não adiantou e viram o pescado ser apreendido e doado a instituições de caridade na tarde de sexta-feira.

Alguns integrantes da excursão ficaram chateados e disseram que não voltam mais para pescar na região do Araguaia e citaram que estiveram no Pantanal e não houve tanto rigor. Já outros mais conscientes admitiram o erro e atribuíram a falta de orientação dos donos de pousadas.

O diretor do Ibama de Barra do Garças Leandro explicou que artesanatos indígenas que usam penas ou apetrechos de animais silvestres não pode ser comercializados. E com relação ao pescado apreendido, ele ressaltou que a legislação da pesca em MT está disponível na internet para evitar situações como esta e ressaltou que existem pousadas até mesmo clandestinas que oferecem facilidades na pesca que causam situação como esta.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet