Notícias / Agricultura

20/04/18 às 10:02

Pesquisa da Embrapa sobre relação entre abelhas e produção de soja será desenvolvida em Alto Araguaia

Encontro na prefeitura reuniu representantes da Embrapa, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Câmara de Vereadores, AAVA e pequenos produtores.

Marcos Cardial | Assecom/AIA

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Pesquisa da Embrapa sobre relação entre abelhas e produção de soja será desenvolvida em Alto Araguaia

Foto: Marcos Cardial | Assecom/AIA

Um projeto de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Soja de Londrina) será desenvolvido no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) em parceria com a Associação dos Apicultores do Vale do Araguaia (AAVA). O assunto foi debatido na manhã dessa quinta-feira (19) em encontro na sala de reuniões na prefeitura. A proposta tem por objetivo investigar a relação entre as abelhas, insetos polinizadores, e o sistema de produção de soja na região.

O projeto é desenvolvido sob coordenação do pesquisador da Embrapa Soja Décio Luiz Gazzoni há cinco anos e visa entender a relação entre a soja e as abelhas, de modo que as descobertas melhorem a produtividade e a preservação dos polinizadores.

“Agora resolvemos abrir uma frente nesta região envolvendo Alto Araguaia, Pedra Preta, Rondonópolis e Primavera do Leste. Mantivemos contato com a Associação dos Avicultores para estabelecer uma cooperação nos próximos dois ou três anos para nos ajudar a entender qual a relação, os benefícios que a soja tem com a presença de abelhas e por outro lado qual o benefício que o apicultor tem por aproveitar a florada da soja para produzir mel”, explicou.

Segundo o pesquisador, a proposta se justifica visto que uma das hipóteses é de que a presença de insetos polinizadores poderia complementar a fecundação das flores da soja, aumentando a produtividade.

“O que estamos conseguindo entender é que quando se tem um bom potencial produtivo da soja acima de 50 sacas por hectares, a presença de abelha aumenta a produtividade. Quanto maior é esse potencial produtivo, maior é o aumento de produtividade. Podemos chegar de 10 a 13% a mais de produção devido exclusivamente a abelha. É um lucro adicional que nos interessa estudar e promover essa integração de apicultor com agricultor de maneira que o sojicultor produza mais soja e o apicultor tenha mais uma planta que forneça néctar para produção de mel. É um processo de ganha, ganha”, disse.

A proposta foi bem recebida pela AAVA. “É uma novidade para todos: apicultores e sojicultores. Vimos a reunião como uma oportunidade de difundir informações e quem sabe atrair novas parcerias entre os sojicultores e os próprios apicultores como agentes polinizadores. O que a gente leva enquanto riqueza de pesquisa é saber em que grau essa cultura pode influenciar positiva ou negativamente para a atividade da apicultura. É bom para interagirmos com essa vivência prática e sendo parte da proposta. Vemos como um momento primordial para que a cadeia produtiva avance”, observa.

O secretário de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, João Dias, ressaltou que dentro das possibilidades a prefeitura será parceira do projeto. “Uma reunião de grande importância para o município, em especial para cadeia do mel. Um projeto desta envergadura, em parceria com a Embrapa, vai trazer fortalecimento para a cadeia e oportunizar mais opções de florada. O Poder Público, através da secretaria, na medida do possível, estará atenta a necessidade AAVA para dar total apoio e suporte para que juntamente com a Embrapa, se desenvolva esse importante projeto para o município”, destacou.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet