Notícias / Cultura

19/04/18 às 09:42 / Atualizada: 19/04/18 às 09:52

Semana dos Povos Indígenas traz a cultura Xavante para dentro de Barra do Garças

Maíra Ribeiro, CR Xavante

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Semana dos Povos Indígenas traz a cultura Xavante para dentro de Barra do Garças

Imagem do filme Dasiwa'uburéze - Nossa Cultura apresentado no evento.

Foto: Cristina Flória

No dia 19 de abril, em que se comemora internacionalmente o dia dos povos indígenas, as ruas de Barra do Garças serão palco da tradicional disputa da corrida da tora de buriti praticada pelo povo Xavante, chamada de ui'wede.
 
Trata-se de uma corrida de revezamento, na qual dois grupos etários Xavante disputam a dianteira, carregando uma tora de buriti que pode chegar a pesar 100 quilos. A concentração ocorrerá às 8h no Porto do Báe, com a pintura corporal e preparação dos grupos.
 
Essa atividade integrará a Semana dos Povos Indígenas, composta por um conjunto de atividades educativas e culturais que visam aprimorar o conhecimento da população de Barra do Garças sobre a cultura indígena, em especial do povo Xavante. O evento acontecerá de 16 a 20 de abril e é promovido pela Coordenação Regional Xavante da Funai em parceria com o Núcleo de Produção Digital da UFMT – Campus Universitário do Araguaia, Centro de Formação e Atualização de Profissionais da Educação Básica – Cefapro de Barra do Garças, Escola Estadual Nossa Senhora da Guia, com apoio do Conselho Municipal de Política Cultural de Barra do Garças, Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público - Sintep de Mato Grosso e da Prefeitura Municipal de Barra do Garças.
semana
 
As atividades começaram no dia 16 de abril na UFMT, com a exposição fotográfica Höimanadzé duré uiwede – Cultura e Buriti. A jornalista e fotógrafa Ana Caroline de Lima vai expor sua produção junto à comunidade Xavante da aldeia Ripá, localizada na Terra Indígena Pimentel Barbosa. Em suas andanças, a fotógrafa conviveu com povos como os Rajasthani na Índia, os Quechua no Equador e Peru, Black H'Mong no Vietnã, Intha e Chin no Myanmar, além de comunidades indígenas e campesinas no Brasil. A exposição segue para a Coordenação Regional Xavante nos dias 18 a 20, com apresentação da fotógrafa.
 
Durante a semana toda haverá programação direcionada aos estudantes das escolas da cidade. Pelas manhãs, ocorrerão palestras para os estudantes das escolas estaduais barra-garcenses sobre atualidades dos povos indígenas e especificamente do povo Xavante, ministrada por equipe interdisciplinar. Já nas tardes, as escolas estaduais interessadas poderão agendar para levar estudantes de 1º a 5º ano para assistir a curtas indígenas numa programação direcionada para o público infantil. A inscrição para a oficina para educadores e o agendamento de palestra para escolas e de sessão de curtas indígenas infantis deverão ser feitos junto à equipe de formação indígena no Cefapro.
 
Até o dia 19, a população poderá conhecer mais da cultura Xavante participando das sessões de filmes Iró'opoto Uptabi – Cine Autêntico, que acontecerá às 4 da tarde no auditório da Coordenação Regional Xavante, e no dia 19 contará com debate com o cineasta Xavante Divino Tserewahú. Além dos filmes e da exposição fotográfica, a CR exibirá seu acervo da cultura material Xavante durante toda a semana.
 
O encerramento da semana dos povos indígenas acontecerá na aldeia São Marcos, com a apresentação musical do grupo Tsawidi, de música contemporânea Xavante. Durante o show, o Núcleo de Produção Digital (UFMT- Campus Araguaia) fará a gravação inédita para produção do primeiro DVD do grupo.

Todas as atividades são gratuitas e abertas à toda população, exceto aquelas direcionadas às escolas.


Confira a programação completa:

Exposição fotográfica Höimanadzé duré ui'wede - Cultura e Buriti, de Ana Caroline de Lima
16 e 17 de abril - Centro de Vivência UFMT
16/4 às 19:00 - Visita guiada
19 e 20 de abril - Coordenação Regional Xavante da Funai
19/4 às 15:00 - Palestra de abertura com fotógrafa
• Exposição da cultura material Xavante
16 a 20 de abril - Coordenação Regional Xavante da Funai
• Sessões Iro'ópoto Uptabi - Cine Autêntico
16 a 19 de abril às 16:00 - Auditório da Coordenação Regional Xavante da Funai
• Sessão de curtas indígenas para escolas
16 a 20 de abril às 13:00 - Cefapro (agendamento para escolas no Cefapro)
• Palestra nas escolas sobre os povos indígenas
16 a 20 de abril às 7:00 e às 9:00 - agendamento para escolas no Cefapro
• Oficina de vivência da cultura Xavante para educadores
17 de abril às 19:00 - Sintep (inscrições no Cefapro)
• Ui'wede - Corrida de tora em Barra do Garças (a confirmar)
19 de abril às 8:00 - Concentração às 8:00 no Porto do Baé
• Apresentação musical do Grupo Tsawidi na Aldeia São Marcos (a confirmar)
21 de abril às 16:00 - Aldeia São Marcos, Terra Indígena São Marcos
 
Endereços:
• UFMT – Campus Universitário do Araguaia
Avenida Valdon Varjão, nº 6.390
• Sintep
Rua Goiás, 253 - Centro
• Cefapro
Rua Pires de Campos, 540 – Centro
• Coordenação Regional Xavante
Av. Coronel Cristino Cortes, s/n, ao lado do Super Pastel – Cidade Velha
.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet