Notícias / Água Boa

17/04/18 às 17:43 / Atualizada: 17/04/18 às 18:00

Água Boa - Roda de conversa aborda teste de triagem neonatal no Médio Araguaia

Sandra Carvalho

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Água Boa - Roda de conversa aborda teste de triagem neonatal no Médio Araguaia

Foto: Assessoria

Com o propósito de implementar o Teste de Triagem Neonatal no Médio Araguaia, o Escritório Regional de Saúde (ERS) de Água Boa reuniu profissionais da rede pública de saúde da região em uma roda de conversa sobre o tema e que envolve os Testes do Olhinho, Coraçãozinho, Linguinha, Orelhinha e Pezinho.

Participaram da roda gestores, técnicos, fonoaudiólogos, enfermeiros, médicos, assistente social, farmacêutico/bioquímico, entre outros representantes dos municípios da jurisdição e técnicos do Escritório Regional.

“Estamos trabalhando para que todos os recém-nascidos da região tenham acesso à triagem neonatal completa”, informa Leila de Moraes Lourenço Souto, do ERS de Água Boa.

A roda de conversa teve como facilitadores a médica pediatra Cláudia Gervazoni Costa, da Secretaria Municipal de Saúde de Canarana, e do fonoaudiólogo Evanildo Peres Batista, da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Nazaré, que esclareceram sobre a importância dos testes, legislação em vigor, profissionais habilitados e espaços e equipamentos necessários para os testes.

De acordo com os protocolos, a triagem neonatal está prevista na legislação brasileira assegurando a todo bebê que nasce no Brasil o direito de realizar gratuitamente cinco exames muito importantes para a sua saúde.

 
Os testes têm como objetivo geral identificar distúrbios e doenças no recém-nascido, em tempo oportuno, para intervenção adequada, garantindo tratamento e acompanhamento contínuo às pessoas com diagnóstico positivo, com vistas a reduzir a morbimortalidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Dentre as doenças de identificação precoce, podem ser citadas fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita, deficiência de biotinidase, retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto e a cegueira congênita, cardiopatia congênita, catarata congênita, tumor, glaucoma ou estrabismo e problemas auditivos.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet