Notícias / Cultura

17/04/18 às 14:32 / Atualizada: 17/04/18 às 15:20

Imagens mostram diversidade e emoção nas aldeias do Xingu

Confira a galeria especial para celebrar a semana do Dia do Índio.

Isabella Pedreira*, Terra da Gente

Edição: Clodoeste 'Kassu' AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Imagens mostram diversidade e emoção nas aldeias do Xingu

A atual aldeia ikpeng localiza-se no Médio Xingu, abaixo da aldeia Terra Preta, dos Trumai.

Foto: Ricardo Custódio/Terra da Gente

Na próxima quinta-feira (19/04) é comemorado o Dia do Índio. Em homenagem à data, durante toda a semana, o Terra da Gente preparou matérias especiais para mostrar as diferenças entre as aldeias e a importância dessa diversidade para o nosso país. Ao longo dos anos os repórteres do programa visitaram as proximidades do rio Xingu e conheceram etnias como: Ikpeng, Bare, e Dessana. Veja um pouco mais sobre cada uma delas.


O Parque Indígena do Xingu é morada de 14 etnias diferentes, entre elas a tribo Ikipeng. (Foto: Ricardo Custódio/Terra da Gente)


Distinguem-se três grandes níveis de organização da sociedade ikpeng: o povo, a casa e o fogo. (Foto: Fábio Gallacci/Terra da Gente)


É comum que as mulheres de uma casa colhem os tubérculos de mandioca e preparem o beiju. (Foto: Ricardo Custódio/Terra da Gente)


Os ikpengs aproveitam as águas do Xingu para realizar atividades rotineiras. (Foto: Ricardo Custódio/Terra da Gente)


Além de auxiliar em atividades, o rio é também uma diversão para as crianças da tribo. (Foto: Ricardo Custódio/Terra da Gente)


O primeiro contato mais prolongado dos Ikpeng com brasileiros de que se há notícia data de 1964. (Foto: Fábio Gallacci/ Terra da Gente)


Os Desanos são um grupo que habita no noroeste do Amazonas. (Foto: Fábio Gallaci/Terra da Gente)


Índios Baré vivem principalmente ao longo do Rio Xié e alto curso do Rio Negro. (Foto: Fábio Gallacci/Terra da Gente)

*Sob a supervisão de Lizzy Martins

 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet