Notícias / Negócios

13/04/18 às 17:53

Self storages facilitam o processo de distribuição de e-commerces

Galpões ficam em áreas privilegiadas e reduzem o custo da logística de transporte

Débora Ramos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Self storages facilitam o processo de distribuição de e-commerces

Foto: Divulgação

O self storage é um conceito proveniente dos Estados Unidos e que chegou ao Brasil há alguns anos. O principal objetivo é guardar pertences de pessoas, que não podem deixá-los em casa, em ambientes seguros e livres de poeira e umidade. Por causa da facilidade e da localização privilegiada em centros urbanos, o serviço também passou a ser utilizado por empresas que desejam guardar seus estoques, já que os boxes oferecidos podem ter um tamanho relativamente grande.

No caso do e-commerce, o armazenamento e a logística de transporte são ainda mais importantes. As compras pela internet são cada vez mais frequentes, e as empresas que atuam no setor precisam se organizar. De acordo com dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o e-commerce brasileiro teve crescimento de 12%. A projeção para 2018 é ainda maior: 15%.

 A otimização do processo de levar o produto ao cliente, no entanto, ainda é um impasse entre os varejistas. Essa última fase de entrega do produto é conhecida como last mile (última milha). A mercadoria, antes de chegar à casa do cliente, sai de um centro de distribuição. Normalmente esse centro é um galpão afastado dos centros urbanos, o que dificulta ainda mais o transporte.

Quando um e-commerce opta pelo self storage, ele armazena seus produtos para facilitar o processo de distribuição, já que esses galpões estão localizados em áreas privilegiadas da cidade. Dessa forma, o tempo no trânsito, na oferta de caminhões, entre outros, é reduzido.

A forma convencional – na qual o produto sai da fábrica, vai para o centro de distribuição e depois para o distribuidor local – é custosa. Agora, o processo é praticamente o mesmo, mas, em vez de ir para um distribuidor local, os produtos saem do centro de distribuição e vão para o self storage, que, como já dito, fica bem localizado. A estratégia visa reduzir custos, ter uma boa reposição de produtos, além de otimizar o tempo. A margem de lucro, portanto, é maior quando uma empresa utiliza alguma forma de distribuição mais inteligente do que a tradicional – seja um self storage ou outra solução.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet