Notícias / Negócios

13/04/18 às 17:53

Self storages facilitam o processo de distribuição de e-commerces

Galpões ficam em áreas privilegiadas e reduzem o custo da logística de transporte

Débora Ramos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Self storages facilitam o processo de distribuição de e-commerces

Foto: Divulgação

O self storage é um conceito proveniente dos Estados Unidos e que chegou ao Brasil há alguns anos. O principal objetivo é guardar pertences de pessoas, que não podem deixá-los em casa, em ambientes seguros e livres de poeira e umidade. Por causa da facilidade e da localização privilegiada em centros urbanos, o serviço também passou a ser utilizado por empresas que desejam guardar seus estoques, já que os boxes oferecidos podem ter um tamanho relativamente grande.

No caso do e-commerce, o armazenamento e a logística de transporte são ainda mais importantes. As compras pela internet são cada vez mais frequentes, e as empresas que atuam no setor precisam se organizar. De acordo com dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o e-commerce brasileiro teve crescimento de 12%. A projeção para 2018 é ainda maior: 15%.

 A otimização do processo de levar o produto ao cliente, no entanto, ainda é um impasse entre os varejistas. Essa última fase de entrega do produto é conhecida como last mile (última milha). A mercadoria, antes de chegar à casa do cliente, sai de um centro de distribuição. Normalmente esse centro é um galpão afastado dos centros urbanos, o que dificulta ainda mais o transporte.

Quando um e-commerce opta pelo self storage, ele armazena seus produtos para facilitar o processo de distribuição, já que esses galpões estão localizados em áreas privilegiadas da cidade. Dessa forma, o tempo no trânsito, na oferta de caminhões, entre outros, é reduzido.

A forma convencional – na qual o produto sai da fábrica, vai para o centro de distribuição e depois para o distribuidor local – é custosa. Agora, o processo é praticamente o mesmo, mas, em vez de ir para um distribuidor local, os produtos saem do centro de distribuição e vão para o self storage, que, como já dito, fica bem localizado. A estratégia visa reduzir custos, ter uma boa reposição de produtos, além de otimizar o tempo. A margem de lucro, portanto, é maior quando uma empresa utiliza alguma forma de distribuição mais inteligente do que a tradicional – seja um self storage ou outra solução.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Fernando Rizzolo

Vinho chileno com sabor de rebeldia

Já fui melhor nisso. Uns dez anos atrás, eu era um apreciador de vinhos. Na época, isso era uma espécie de moda, e, de todos os vinhos, o que eu menos apreciava era o chileno. Talvez em razão do meu paladar mais...

 

Enquete

Se a eleição para presidente tivesse Jair Bolsonaro e Sérgio Moro como candidatos, em quem você votaria?

 
 
 
Sitevip Internet