Notícias / Cidades

09/04/18 às 08:43

Canarana - Morador trabalha seis anos para arborizar canteiro de avenida

Jornal O Pioneiro

Edição: Clodoeste 'Kassu' AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Canarana - Morador trabalha seis anos para arborizar canteiro de avenida

Foto: Jornal O Pioneiro

Uma reportagem publicada na capa do J. O Pioneiro no dia 22 de setembro de 2012, mostrava a iniciativa do empresário Rubi Spricigo com apoio do Cartório do 2º Ofício, que plantou em torno de 50 mudas de árvores das mais diversas espécies, como ipê, cedro, jatobá, no canteiro da Av. Santa Cantarina, no Centro da Cidade.

Na semana passada, o empresário enviou dois vídeos para a reportagem do J. O Pioneiro mostrando a publicação da época, com as mudas ainda pequenas, e como está agora o canteiro, todo arborizado, com as árvores grandes, atraindo inclusive muitos pássaros.

“Esse é o canteiro da Av. Santa Catarina em frente ao Cartório do 2º Ofício após quase seis anos de trabalho e recuperação… A gente plantou as árvores, pôs o sistema de irrigação e cuidou colocando adubo. É uma demonstração do que pode ser feito com os canteiros da nossa cidade e pode ser aplicado em todas as avenidas que não tem arborização e são malcuidados. Então, com pouco mais de cinco anos, olha como ficou, ficou bom. Se cada um quiser e puder ajudar, em poucos anos as avenidas da cidade ficarão assim. Até melhor pode ficar… Escuta os passarinhos aí para ver como eles estão contentes”, diz no vídeo.

Há algumas semanas a Prefeitura Municipal em parceria com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), plantou árvores e grama no canteiro da Av. Rio Grande do Sul entre o Auto Posto Chimarrão e o Esporte Clube Canarana, dentro de um projeto paisagístico criado e financiado pelo Comdema.

Além do empresário Rubi Spricigo, outros moradores também cuidam de canteiros na cidade. Boa parte desses espaços ainda não possui ajardinamento e arborização. Com empenho da Prefeitura Municipal, do Comdema e dos moradores, projetos paisagísticos estão sendo implementados aos poucos para contemplar todos os espaços públicos.

O importante agora seria criar um projeto paisagístico para toda a cidade para que tanto o poder público quanto os moradores, ao plantarem árvores, já fizessem de acordo com os mesmos, para não acontecer de ter que derrubar árvores que moradores cuidaram há anos para adequar o espaço aos futuros projetos.

De qualquer forma, enquanto isso, iniciativas como a do seu Rubi devem ser aplaudidas.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Francisco, em 09/04/18 às 13:32

    reflorestar sim é preciso.... mas é preciso o pessoal entender que dentro da cidade não é possível ter floresta.....é preciso seguir padrão de urbanismo

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Pirâmides. Mistério.

          A cada momento cientistas e estudiosos nas respectivas áreas, nos trazem informações valiosíssimas a respeito do...

 
 
 
 
Sitevip Internet