Notícias / Curiosidades

06/04/18 às 17:59

Descubra como armazenar alimentos corretamente na geladeira

Todo produto tem sua especificidade, e você deve observar as características de cada um para não ter problemas de saúde

Débora Ramos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Descubra como armazenar alimentos corretamente na geladeira

Foto: Divulgação

O armazenamento incorreto de alimentos na geladeira pode acarretar diversos problemas para a sua saúde, além de descaracterizar o sabor dos pratos que você prepara e do próprio produto consumido. Por isso, além de observar os prazos de validade, é necessário verificar a forma correta de conservação. Para te ajudar, selecionamos algumas dicas.

Se você tem uma geladeira inverse, ou seja, aqueles modelos nos quais o freezer fica embaixo e o refrigerador em cima, pode ser que a organização dos produtos seja mais fácil. No entanto, o mais importante é você se atentar à forma como os alimentos são colocados na geladeira e a melhor maneira de armazená-los. A capacidade do refrigerador de guardar alimentos não pode ser excedida, porque dessa forma o congelamento será comprometido.

 Em relação à disposição, pode-se dizer que as prateleiras mais altas são mais frias, e, por sua vez, devem armazenar produtos como o leite e as carnes. Também não misture alimentos crus e preparados, para que o primeiro tipo não contamine o segundo. Nas prateleiras do meio você deve guardar doces e alimentos que ainda vão ser preparados e as prateleiras inferiores são reservadas para alimentos que precisam de menos conservação, como as verduras e frutas.

No caso das frutas e verduras, um aspecto muito importante é não lavá-las antes de colocá-las na geladeira, para não aumentar a umidade e acelerar a deterioração desses alimentos. Para um correto armazenamento, mantenha-as em sacos plásticos transparentes. Só faça a higienização quando for efetivamente comê-las.

 Os frios, como presunto e queijo, normalmente já possuem um local especial para serem armazenados na geladeira. Sempre coloque-os em recipientes de plástico ou de vidro. A mesma coisa se deve fazer com enlatados. Nunca guarde alimentos em latas abertas no refrigerador. O alumínio pode entrar em oxidação e prejudicar a sua saúde. Em vez disso, prefira colocar o alimento em recipientes totalmente fechados de vidro ou de plástico.

 Outro cuidado a ser tomado é não colocar panelas na geladeira. Embora possa parecer prático fazer isso depois de jantar ou almoçar, elas não permitem a circulação correta do ar, o que prejudica a conservação do alimento. Também verifique qual alimento pode ou não ser armazenado na geladeira. Tomate, azeite, alho, manjericão, cebola e batata são alguns exemplos de alimentos para os quais isso não é recomendado.

 Outras dicas para um correto armazenamento é sempre utilizar recipientes com tampa, não esquecer a geladeira aberta, realizar o procedimento de descongelamento do congelador seguindo as indicações do fabricante, manter a temperatura do refrigerador em torno de 4,5 °C ou menos e o congelador em -18 °C ou menos, não guardar ovos na porta da geladeira, por estarem em constante choque térmico, e não forrar as prateleiras com plástico ou toalhas, porque isso prejudica a circulação de ar frio.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet