Notícias / Agricultura

30/03/18 às 22:24

Governo do Estado transforma vida de pequenos produtores de Mato Grosso

Luzia Araújo | Gcom/MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Governo do Estado transforma vida de pequenos produtores de Mato Grosso

Foto: Assessoria/Seaf-MT

Nascido e criado na roça. É assim que o produtor rural de Carlinda, Francisco de Oliveira, define a sua trajetória em Mato Grosso. O pequeno produtor começou na lavoura ainda jovem seguindo os passos do pai.

Com os irmãos ajudou na renda familiar plantando arroz, feijão, milho e café, que segundo o Francisco gerou mais retorno financeiro para a família na época. “Cheguei em Carlinda com sete anos e até hoje trabalho na agricultura, atividade que aprendi ajudado o meu pai na roça”, lembra o produtor. 

Os conhecimentos adquiridos com a família e o trabalho diário no campo levaram Francisco a ocupar o cargo de presidente da Cooperativa Mista de Pequenos Agricultores do Setor Cana de Carlinda (Compasc), responsável pela produção de leite e maracujá que abastece o mercado local e indústrias de Terra Nova do Norte. 

O município onde Francisco produz e outras 90 cidades foram contempladas com 740 equipamentos para a agricultura familiar entregues pelo governador Pedro Taques, secretários de Estado, autoridades locais e federais, nesta quinta-feira (29.03), na Central de Comercialização da Agricultura Familiar em Várzea Grande. 

O agricultor recebeu um caminhão para o transporte de alimentos. De acordo com Franscico o novo veículo chega em uma boa hora para substituir o caminhão antigo utilizado pelos 183 produtores da cooperativa. “Temos um caminhão muito velho. Ultimamente estamos gastando muito com ele, porque o caminhão está com muitos problemas mecânicos e até o momento não temos condições de adquirir um novo”, disse o presidente. 

O produtor explicou que o veículo permitirá o transporte mais rápido para o mercado. “Utilizaremos o caminhão para transportar a nossa produção até a indústria e os mercados de forma mais rápido e com qualidade. Isto reflete no bolso do produtor porque evitaremos o gasto com mecânica e teremos um caminhão em bom funcionamento para atender as nossas demandas”, disse Francisco.

O presidente agradeceu o Governo do Estado pelo equipamento e a valorização da agricultura familiar em Mato Grosso. “Agradeço o governador por ter percebido que no interior do Estado existem pessoas que realmente querem trabalhar e produzir para fazer que a agricultura familiar esteja no lugar que merece dentro do cenário nacional”.

Assim como Francisco, a presidente da Associação dos Produtores Rurais do Distrito do Chumbo, região do município de Poconé, Elza Claudete de Lima, também foi contemplado com um trator para fortalecer o trabalho da agricultura da região.  

A associação que conta atualmente com 62 agricultores e produz banana, mandioca, quiabo, jiló, abobora e outras verduras para região também sofria com equipamento antigo. “Temos um trator velho e que não funciona. O novo trator chega em uma boa hora, porque estamos com terra precisando trabalhar e agora vamos conseguir fazer nossa lavoura”, disse a Elza. 
 
O secretário de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), Suelme Fernandes, disse que a o Governo de Estado não abandonará a agricultura familiar. “O Estado continuará investindo na agricultura familiar, porque acreditamos nesse povo”, disse.




Novos equipamentos

Os 740 equipamentos para a agricultura familiar entregues pela Seaf contemplaram 91 dos 141 municípios mato-grossenses, fomentando a logística e comercialização da produção de pequenos produtores, associações e cooperativas. 

Os investimentos para a compra dos equipamentos, oriundos de emendas da bancada federal e estadual, com contrapartida do Executivo, totalizam aproximadamente de R$ 13 milhões e beneficiaram 63% das cidades mato-grossenses.

Foram entregues 17 caminhões, dois tanques rodoviários, 328 barracas de feira, uma van, um veículo utilitário, uma picape cabine dupla e 107 patrulhas mecanizadas sendo 28 de 75cv, 55 de 50cv e 24 de 14cv de potência. 

O governador, Pedro Taques, disse que os investimentos estão transformando a vida dos agricultores familiares. “Esta é a maior entrega da história de Mato Grosso. Um trabalho junto com a bancada federal e o Governo do Estado. Na nossa administração, a agricultura familiar está mudando a realidade no campo. Temos ações em 139 municípios do Estado e agora estamos realizando está entrega com mais de 700 equipamentos.”

Em mais de três anos, o Governo do Estado entregou diversos equipamentos para atender as demandas das associações e cooperativas da agricultura familiar, povos e comunidades trazendo mais tecnologia e reconhecimento para o pequeno produtor. 

Ao todo, foram entregues 524 resfriadores de leite, 243 tratores, 640 bancas de feiras, 31 motocicletas, 84 equipamentos de informática, 24 caminhões e 65 carros entre carro e caminhonetes.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet