Notícias / Notícias Gerais

29/03/18 às 12:14

DNIT atende índios e BR-158 não vai mais passar por dentro da reserva Marãiwatsédé

Assessoria Funai de Ribeirão Cascalheira

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
DNIT atende índios e BR-158 não vai mais passar por dentro da reserva Marãiwatsédé

Índios acampados às margens da estrada protestam contra a construção

Foto: :Marãiwatsédé

Em parceria com o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), o presidente da Funai, Antônio Costa, participou nesta quinta-feira (30) de audiência pública em Bom Jesus do Araguaia, no Mato Grosso, que marcou a liberação, após oito anos de espera, da autorização para que a BR-158 não passe mais por dentro da Terra Indígena Marãiwatsédé, do povo Xavante.

No evento, o presidente da Funai se comprometeu com a entrega do relatório da Funai ao Ibama, dando passo importante para o andamento dos trabalhos do desvio da BR-158. O cacique Damião, de Marãiwatsédé, reiterou a posição da comunidade indígena em não aceitar mais a estrada atravessando a Terra Indigena, sendo aplaudido e apoiado pela maioria presente, ficando definida assim a continuidade dos trabalhos de asfaltamento do desvio Leste da rodovia.

Participaram da audiência indígenas da etnia Xavante da Terra Indígena Marãiwatsédé; representantes do IBAMA, do DNIT e do Ministério dos Transportes, comunidades de municípios e prefeituras da região, além de parlamentares.

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Robert Oliveira, em 02/04/18 às 09:58

    De novo essa palhaçada de desviar a BR 158, daqui uns dias essas terras vão estar todas plantadas com sojas, e os barões que lutaram para que fosse desapropriadas farão uso das mesma. Lamentável, não descordando que os outros municípios não precisa de asfalto. Mas seria um atraso a mais, para quem precisa de saúde chegar aos grandes centros.

 
 
 
Sitevip Internet