Notícias / Saúde

26/03/18 às 17:59

Mitos e verdades sobre a transição capilar

Débora Ramos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Mitos e verdades sobre a transição capilar

Foto: Divulgação

A transição capilar é o momento em que uma pessoa resolve abandonar os alisamentos químicos e deixar seu cabelo natural crescer novamente. Essa decisão pode ser tomada por diversos motivos e, apesar de parecer simples, é um processo delicado e que pode gerar algumas dúvidas, como quanto tempo dura ou como manter as duas texturas do cabelo. Por isso, neste post, separamos alguns mitos e verdades sobre a transição que podem te ajudar a passar por essa fase mais tranquilamente. Confira!

Para passar pela transição, é só deixar meu cabelo crescer?

Esse é o primeiro mito. Para voltar aos seus cabelos cacheados ou crespos, alguns cuidados são muito importantes, já que os fios quimicamente tratados costumam ficar fragilizados e quebradiços, caso não sejam tratados durante a transição capilar.

Além de deixar o seu cabelo natural crescer, o indicado é que você siga um cronograma capilar, com tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução capilar.

Rodrigo Antony, cabeleireiro e embaixador Salon Line, explica que “é muito importante manter a nutrição e a hidratação em dia. O processo de nutrição dos novos fios irá mantê-los mais macios e flexíveis, e a hidratação semanal será responsável por repor água à fibra capilar”.

Terei vontade de desistir e alisar os fios novamente?

Esse é um pensamento que poderá passar pela sua cabeça, principalmente quando a sua raiz começar a crescer e se diferenciar do comprimento, que ainda estará liso.

De fato, não é fácil lidar com as duas texturas. Nesse momento, você poderá até sentir vontade de alisar novamente. Pare, respire fundo e tente se lembrar de todos os motivos que te levaram a essa escolha. Se você decidiu viver a transição capilar, é porque está preparada para aceitar a sua identidade original novamente, e esse é um grande passo! Apesar de ser difícil, você pode passar por isso.

“Você precisará ter calma nesse processo, que é bem difícil nas primeiras semanas, mas depois tudo ficará bem”, afirma Rodrigo Antony.

Capriche na maquiagem, utilize acessórios como tiaras, faixas e turbantes e faça penteados diferentes. Esses truques podem te ajudar a disfarçar a raiz e a se sentir mais confiante. Mas lembre-se: sua raiz é um sinal de que seus cachinhos e crespos estão voltando, e isso é motivo para se alegrar!

Cabelos cacheados e crespos demoram mais para crescer?

Esse é um mito bastante comum. Mas, ao contrário do que se pensa, cabelos saudáveis, sejam eles lisos, cacheados ou crespos, crescem de 1 a 1,5 cm por mês. O que dá a impressão de que os fios com curvatura crescem menos é o chamado fator encolhimento, uma característica desse tipo de cabelo.

Meu cabelo pode apresentar mais de uma curvatura?

Sim. Durante a transição capilar, seus fios poderão apresentar mais de uma curvatura. Isso porque levará um tempo até que eles apresentem sua formatação original. O importante é que, na hora de cuidar, você leve em consideração a curvatura predominante dos fios.

Rodrigo explica que “reconhecer a sua curvatura é algo primordial para poder oferecer o tratamento adequado. As curvaturas variam entre 2ABC e 4ABC, sendo assim, é indicado usar o produto certo para o seu tipo de fio”.

Sou obrigada a fazer o big chop?

Outro mito. Quem decide como passar pela transição capilar é você, por isso, o big chop não é obrigatório.

É muito importante que você corte a parte alisada dos fios, mas você pode fazer isso de duas formas: cortando as pontas gradualmente, na medida em que a raiz cresce, ou fazendo o big chop, que retira toda a parte lisa de uma vez.

Apenas opte pelo big chop se estiver certa de que essa é a melhor escolha para você.

Cabelos cacheados e crespos têm mais tendência ao ressecamento?

Sim. Por terem formato de espiral ou de “Z”, os fios cacheados e crespos são mais propensos ao ressecamento, já que a oleosidade natural do couro cabeludo não atinge todo o comprimento do cabelo. Por isso, realize umectações regularmente e adote alguns cuidados para a sua rotina de lavagem.

Rodrigo dá a dica: “É muito importante alternar o uso de shampoo com um co-wash, um condicionador de limpeza. Isso ajuda a manter a hidratação e evita o ressecamento dos fios”.

A melhor maneira de passar pela transição capilar é mantendo-se informada e tomando todos os cuidados necessários para que seu cabelo esteja sempre saudável. O resultado, com certeza, valerá a pena!

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet