Notícias / Meio Ambiente

23/03/18 às 07:48

Dia Mundial da Água - Falta de água pode atingir 28% dos pequenos negócios em Mato Grosso

Brasil sedia 8º Fórum Mundial da Água e pesquisa do Sebrae aponta que uma em cada cinco empresas de pequeno porte adotam boas práticas, como troca de equipamentos, reaproveitamento e checagem de vazamentos

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Dia Mundial da Água - Falta de água pode atingir 28% dos pequenos negócios em Mato Grosso

Foto: Divulgação Defesa civil de MT

Você sabia que um gotejamento simples na torneira pode gastar cerca de 45 litros de água por dia? Neste dia 22 de março, o Dia Mundial da Água é lembrado com alertas de preservação. Realidade em dezenas de capitais brasileiras, o racionamento de água altera também a rotina de empresas do país.

De acordo com a pesquisa “Uso da Água nos Pequenos Negócios”, elaborada pelo Sebrae em outubro do ano passado, com 5.867 empresários de micro e pequenas empresas de todo o país, 14% das micro e pequenas empresas mato-grossenses foram atingidas pelo desabastecimento de água e 44% adotaram alguma ação para reduzir o consumo de água. Mesmo com as chuvas que ocorrem no início do ano, 28% dos empresários mato-grossenses temem enfrentar o racionamento de água em 2018.

Em âmbito nacional, o levantamento revela que uma em cada quatro empresas pesquisadas (25%) faz tratamento da água antes mesmo de utilizá-la e 21% adotam medidas preventivas contra o desperdício de água em seus negócios. A troca de máquinas para permitir a redução do consumo é a primeira medida adotada pelos empresários.

Em 2017, os Microempreendedores Individuais (19%) foram os que mais sentiram o impacto do racionamento nos negócios. Lavanderias, lava jatos, salões de beleza, restaurantes, hotéis, padarias, são exemplos de atividades mais atingidas com a diminuição no abastecimento de água.

“Parte considerável dos pequenos negócios já estão sob o impacto da redução do abastecimento ou racionamento de água, o que inibe investimentos. O Sebrae atua fortemente junto aos pequenos negócios para minimizar esses efeitos. O nosso Centro Sebrae de Sustentabilidade disponibiliza uma série de soluções que podem ser colocados em prática pelos empresários. O tema é oportuno e indicado para a agenda empresarial, tendo em vista a realização do 8º Fórum Mundial da Água, no Brasil”, disse a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.

Neste cenário, o Sebrae apresenta no 8º Fórum Mundial da Água 20 ideias e startups, por meio do ‘Camp de Ecoinovação: Desafio Água’, com soluções inovadoras e sustentáveis para o uso eficiente, reaproveitamento e reuso, redução do desperdício e poluição da água para o setor privado e público, além de todo o trabalho de consultoria e orientação já realizado pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade, referência nacional, que está localizado em Cuiabá.

Seguem dicas para preservar a água e economizar na conta da empresa:
Lave o carro de sua empresa a seco; faça a captação e use a água da chuva para limpeza de áreas externas (não use a mangueira); oriente seus funcionários a não deixarem a torneira pingando; dê preferência a equipamentos que reduzam o consumo de água (como o aerador nas torneiras); saber ler o hidrômetro ajuda a detectar um consumo fora do normal, sinalize áreas comuns de sua empresa sobre o uso e consumo de água. 
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Fernando Rizzolo

New Deal no Brasil

Bairro simples da periferia. O cheiro de café ainda estava pela cozinha e transpunha a sala com móveis simples, um sofá velho e uma antiga televisão que tinha em cima dela algumas xícaras, daquelas que têm o...

 

Enquete

Se a eleição para presidente tivesse Jair Bolsonaro e Sérgio Moro como candidatos, em quem você votaria?

 
 
 
Sitevip Internet