Notícias / Saúde

22/03/18 às 14:36

Colágeno: descubra como garantir todos os benefícios da substância para o corpo

Suplementação é mais indicada a partir dos 30 anos de idade

Débora Ramos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Colágeno: descubra como garantir todos os benefícios da substância para o corpo

Foto: Divulgação

O colágeno é produzido pelo nosso corpo e também é encontrado na natureza. Esse nutriente trabalha na manutenção da integridade de vários tecidos do organismo, como tecido conjuntivo, ossos, tendões, cartilagens, veias, pele, dentes e na camada córnea dos olhos. Também está presente nos músculos, o que chama a atenção ainda mais dos praticantes de exercícios.

Apesar de ser produzido pelo próprio corpo, a suplementação se torna importante, principalmente conforme a pessoa envelhece. Com a idade avançada, o corpo diminui a produção desse nutriente -- a partir dos 30 anos. A cada ano, há uma diminuição de 1% na produção dessa proteína.

Alguns especialistas dizem que, quando você ingere algum alimento com proteína ou até mesmo o colágeno por meio de suplementação, o que o organismo faz é quebrá-lo em pequenas unidades chamadas de aminoácidos. Depois disso, os aminoácidos se combinam para fornecer o que o corpo precisa, seja tecido muscular, pele ou unhas. O processo de digestão do colágeno, no entanto, não é totalmente conhecido, o que causa certa divergência de opiniões entre nutricionistas.
 
Benefícios comprovados do colágeno
 
 Presente em suplementos alimentares em pó, cápsulas e em forma de líquido, esse nutriente chama a atenção por vários benefícios. Embora todos os efeitos positivos propagados pelo mercado não possam ser comprovados, existem alguns aspectos que já foram observados por meio de pesquisas científicas, tanto dentro como fora do Brasil.

Estudos publicados em revistas como Journal of Dermatology e Skin Pharmacology and Physiology observaram que o consumo de 5 a 10 g de colágeno hidrolisado é positivo para tecidos que tenham o nutriente, como a pele. O colágeno hidrolisado é um suplemento vendido em pó para ser tomado com água.

Em outra pesquisa, feita pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP), da USP, o resultado foi que o suplemento em sua forma hidrolisada pode melhorar a firmeza e a elasticidade da parte mais profunda da pele e reduzir a flacidez. O estudo avaliou 60 mulheres com idade entre 45 e 60 anos que usaram o suplemento de colágeno durante 90 dias.

O grupo de mulheres foi dividido em dois, sendo que um tomava placebo, ou seja, uma substância que não surtia nenhum efeito no organismo, e o outro tomava colágeno hidrolisado. As mulheres que haviam tomado placebo eram instruídas a ingerir o suplemento também por 90 dias. Elas não eram avisadas se estavam tomando placebo ou não.

A partir disso, é possível afirmar que, no caso do consumo de suplementos de colágeno, o mais indicado é o hidrolisado, que também oferece altos níveis de dois aminoácidos que atuam na estabilidade e regeneração das cartilagens -- glicina e prolina. O consumo por meio da alimentação também é muito importante e é indicado para aqueles que não possuem deficiência do nutriente.

Antes de consumir qualquer suplemento alimentar, é imprescindível que você consulte um médico e um nutricionista. Essa etapa é importante porque eles estão aptos para analisar seus hábitos alimentares e a falta ou não de nutrientes. Dessa forma, podem indicar o melhor suplemento para você de acordo com suas atividades físicas e objetivos.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet