Notícias / Meio Ambiente

19/03/18 às 23:03

Produtor rural é quem mais se preocupa com preservação da água, afirma presidente da CNA

João Martins esteve no lançamento do Programa Nacional de Irrigação do Senar no 8º Fórum Mundial da Água

Assessoria CNA

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Produtor rural é quem mais se preocupa com preservação da água, afirma presidente da CNA

Foto: Assessoria

“Estamos aqui para mostrar que o produtor rural produz com sustentabilidade e preserva o meio ambiente. Porém, mais do que isso, o produtor é quem mais se preocupa e produz cuidando da terra e da água”, afirmou o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, durante o lançamento do Programa Nacional de Irrigação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).  

O evento aconteceu no espaço do Sistema CNA no 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília. Segundo Martins, a intenção da CNA no fórum é mostrar com conteúdo técnico que o setor não gasta água em excesso.

“Queremos aproveitar esse momento para desmistificar essas questões e mostrar que o produtor rural mais do que ninguém cuida da água e da terra, afinal, se ele destruir os mananciais, estará destruindo seu próprio patrimônio.”

O Programa de Irrigação do Senar vai capacitar o produtor e dar a ele condições de manejar os sistemas de irrigação de forma correta para ser mais eficiente no uso da água na propriedade.

“Esse programa é fruto da demanda do setor, que sentiu a necessidade de atualizar seu conhecimento em técnicas e tecnologias voltadas à gestão do uso da água. Esse é o primeiro passo de muitos que virão, para que o produtor possa usar a água de forma responsável para produzir alimentos,” afirmou o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara.

 O programa tem 116 horas/aula e cada curso pode ser feito separadamente, de acordo com o interesse do produtor e com certificação. O Senar também está elaborando o material didático das capacitações em parceria com empresas como a Netafim, líder em sistemas de gotejamento.

 “Irrigação não é importante só para a produtividade e oferta de alimentos. É importante para a segurança alimentar e nutricional da população mundial, sem contar que a sociedade é beneficiada pela irrigação porque gera empregos e traz mais diversidade de alimentos para às prateleiras”, afirma o coordenador do programa no Senar, Rafael Nascimento da Costa.

Para a produtora rural e presidente da Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (Irriganor), Ana Maria Valentini, o programa do Senar é muito importante para garantir a produção com sustentabilidade nas propriedades. Segundo ela, a gestão compartilhada dos recursos hídricos e a conscientização de que o produtor precisa ampliar a gestão na microbacia na qual está inserido, e não somente na sua propriedade, são fundamentais.

“Como o produtor vai fazer uma boa gestão se ele não tiver capacidade de usar as tecnologias que nós temos disponíveis. Esse programa é muito importante e ele chega em boa hora, pois a sociedade está cobrando do produtor rural o uso mais racional e sustentável da água”.   
  
 A meta neste primeiro ano do programa é capacitar mil produtores rurais nos temas Manejo da Irrigação, Sistemas de Irrigação por Aspersão, Irrigação Localizada, Irrigação por Superfície, Fertirrigação e Gestão de Energia Elétrica na Irrigação.

Estavam presentes no lançamento do programa os presidentes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), Humberto Miranda, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Flávio Saboya, e da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (FAEPE), Pio Guerra.   
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Fernando Rizzolo

New Deal no Brasil

Bairro simples da periferia. O cheiro de café ainda estava pela cozinha e transpunha a sala com móveis simples, um sofá velho e uma antiga televisão que tinha em cima dela algumas xícaras, daquelas que têm o...

 

Enquete

Se a eleição para presidente tivesse Jair Bolsonaro e Sérgio Moro como candidatos, em quem você votaria?

 
 
 
Sitevip Internet