Notícias / Agricultura

14/03/18 às 19:59

Sem água para agricultura, não há comida para população urbana, diz especialista

Marquezan Araújo

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Sem água para agricultura, não há comida para população urbana, diz especialista

Foto: Divulgação

De 2012 a 2016, o Brasil passou por problemas provocados pela falta de chuvas, sobretudo no Nordeste do país. De acordo com dados da Confederação Nacional de Municípios (CNM), nesse intervalo de tempo, a região registrou prejuízos de R$ 104 bilhões por causa da seca. O valor equivale a cerca de 70% das perdas em razão desse fenômeno.

Outro exemplo de prejuízo causado pela escassez de chuva foi a queda na produção de grãos no país, em 2016. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o feijão apresentou redução de 15,4%, na comparação com 2015. A produção de soja recuou 1,2%. Já o milho teve diminuição de 24,8% na produção.

Por isso, em anos de seca, os produtores agrícolas precisam suprir a falta de chuva com o processo de irrigação, que fornece água de maneira artificial para as plantações. Um levantamento apresentado pela Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que quase 70% de toda a água disponível no mundo é usada em atividades voltadas para a agricultura.

No entanto, a própria Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) remete a realidade para outro sentido. Isso porque, de acordo com a ONU, a população mundial deve chegar a 9 bilhões até 2050. Logo, estima-se que a demanda por alimentos aumente 70%.

Com base nisso, o pesquisador na área de recursos hídricos e irrigação da Embrapa Cerrado, Lineu Rodrigues, afirma que os projetos de irrigação devem ser sustentáveis, mas não limitados a ponto de deixar a população da cidade sem comida.

“Não tem como se produzir alimento sem água. A água é fundamental. O que nós temos que fazer é uma boa gestão dos nossos recursos. A gente tem muita água. Quando você tira Amazonas do processo, que é onde tem mais água, a gente usa 5% de todos os usos e 2,6% da agricultura irrigada. Mas, você tendo uma boa gestão, um bom planejamento, temos água suficiente para atender a todos os usos”, comenta.

Lineu ressalta ainda que, se os projetos de irrigações fossem mais abrangentes, a produção dos alimentos se elevaria e futuramente não haveria a necessidade de abrir mais áreas para plantio em regiões de florestas. “No Brasil, por exemplo, nós irrigamos em torno de 7 milhões de hectares e temos um potencial de 70 [milhões]. Se a gente irrigar mais, a gente pode, no mínimo dobrar a nossa produção. Você evita a necessidade de abrir novas áreas, por que tem o efeito ambiental também”, ressalta.

O presidente da Embrapa, Maurício Lopes, afirma que há informações não verídicas sobre problemas que “desqualificam os avanços que o país alcançou na agricultura e na gestão dos seus recursos naturais”. Segundo Lopes, as lavouras e florestas plantadas ocupam 10% do território nacional e, “apesar de detentor de 12% das reservas de água doce do planeta, a produção de alimentos no país depende prioritariamente de chuvas”.

No Distrito Federal, programas realizados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), voltados para o cultivo de grãos e frutas, têm funcionado, mesmo em épocas de estiagem. É o que afirma o diretor executivo da instituição, Rodrigo Marques. “Morango, por exemplo, mesmo com a questão da crise hídrica, a gente conseguiu aumentar a produtividade, sem aumento de áreas, sem aumento de irrigação, só com algumas características que influenciaram,” afirmou.

Fórum Mundial da Água

Neste ano, o Brasil será palco de um dos maiores eventos globais sobre água: o Fórum Mundial da Água. De 18 a 23 de março, Brasília sediará encontros com apresentações de projetos de diversos países para o uso racional da água em todo o planeta.

Um dos presentes será o presidente das Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF), José Aderval da Silva. Ele comenta sobre a importância da geração de alimentos e lembra da relação que a água tem na produção do sustento que vai diariamente para a mesa da população.

“Nós trazemos o programa do Desperdício Zero, que é um combate ao desperdício de alimentos, muito grande no Brasil. Temos o entendimento de que, você desperdiçando alimento, automaticamente desperdiça grandes quantidades de água”, salientou.

O Fórum Mundial da Água é organizado pelo Conselho Mundial da Água e acontece a cada três anos. Esta será a oitava edição do evento e, pela primeira vez, um país do hemisfério sul será anfitrião.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet