Notícias / Agronegócios

08/09/15 às 16:33

Peste Suína Clássica: Acrismat conhece experiência gaúcha

Peste Suína Clássica: Acrismat conhece experiência gaúcha

Rogério Kerber e Custódio Rodrigues

Foto: Assessoria

Em visita ao Rio Grande do Sul, o diretor executivo da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Custódio Rodrigues, foi conhecer a experiência gaúcha para a erradicação e conquista (em maio deste ano) do Certificado de Área Livre de Peste Suína Clássica pela Organização Mundial de Saúde Animal.

Na sequência, o dirigente foi recebido na Secretaria da Agricultura, pela secretária-adjunta, Ildara Vargas, e os representantes do Ministério da Agricultura, Bernardo Todeschini e Edison Eckert Fauth e o consultor da ABPA, Jurandi Machado. Rodrigues fez perguntas e contou sobre a realidade da suinocultura do estado. “Estamos mudando o rumo, há seis anos tínhamos 90% de suinocultores independentes. Hoje temos mais da metade dos produtores integrados e evoluindo rapidamente. Precisamos avançar também na questão sanitária”, afirma.

O presidente do Fundesa e diretor do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul (Sips), Rogério Kerber, alertou o dirigente que, a exemplo do que ocorreu no estado, o setor privado precisa se envolver, sugerir ações e propôr atividades para que aconteça o avanço. “Não é só pedir ao governo, precisamos agir conjuntamente”, afirma. Kerber sugeriu também a criação de um fundo específico para a sanidade.

A secretária-adjunta, Ildara Vargas, contou a evolução do combate até à erradicação da doença no plantel suinícola gaúcho e relatou as experiências que contribuíram para o avanço.  E reconheceu que o tema precisa estar sempre em discussão. “Temos que realizar reuniões com as equipes técnicas e estimular a atenção à questão sanitária”.

O chefe do serviço de saúde animal do Mapa, Bernardo Todeschini falou sobre a importância de realizar um trabalho conjunto entre os estados e manter os olhos sempre abertos. “Não é porque a doença foi erradicada que podemos descansar. A luta é permanente”, conclui.


O representante da Acrismat ainda complementou que o encontro foi bem positivo e uma oportunidade de estreitar a relação com as entidades gaúchas. "Eles fazem todo uma trabalho de mapeamento, levantamento de dados, além da capacitação. Devemos trazer esse treinamentos para Mato Grosso e em uma próxima reunião definiremos uma data", disse.

Sobre a doença:

A peste suína clássica é uma doença viral que atinge os suínos (e outros animais da espécie  suídea,  como javalis).  A enfermidade  provoca  sintomas  como  febre alta,  paralisia  nas  patas  traseiras,  manchas  avermelhadas  pelo  corpo, dificuldades respiratórias e alta mortalidade. 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet