Notícias / Nacional

09/03/18 às 07:56

Compositor bate recorde pelo número de músicas tocadas em novelas

Daniel Figueiredo entra novamente para o RankBrasil. Entre fevereiro e novembro de 2017, ele teve 794 canções em execução simultânea em novelas

Rank Brasil

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Compositor bate recorde pelo número de músicas tocadas em novelas

Recordista já criou músicas para mais de 10 novelas e três séries. Ele também foi o responsável pela trilha de ‘Os Dez Mandamentos – O Filme’, que alcançou o recorde de bilheteria do cinema brasileiro

Foto: Fabiano Veneza

O produtor musical e empresário do Rio de Janeiro (RJ), Daniel Figueiredo conquista em 2018 mais um recorde junto ao RankBrasil, desta vez de Maior número de músicas em execução simultânea em novelas. Entre os meses de fevereiro e novembro de 2017, 794 canções dele foram tocadas em quatro novelas transmitidas ao mesmo tempo pela Rede Record.
 
Na novela ‘Bicho do Mato’, o recordista assinou 44 obras musicais, foram 510 produções para ‘O Rico e Lazaro’, 172 feitas para ‘Os 10 Mandamentos’ e 68 músicas criadas para personagens da trama ‘Ribeirão do Tempo’.
 
Daniel conta que a inspiração vem de várias maneiras: “Do texto, das referências do diretor, das cenas e até dos instrumentos novos que sempre gosto de experimentar”. Segundo ele, existem também aquelas melodias que aparecem em momentos inesperados, como se o subconsciente estivesse compondo enquanto se está distraído.
 
O recordista comenta que a quantidade descomunal de músicas que precisa criar ao mesmo tempo é a grande dificuldade em ser produtor musical de tantas novelas transmitidas simultaneamente. “Já fiz seis temas épicos de um dia para o outro”, lembra. Outro obstáculo é adequar a canção às solicitações específicas. “Às vezes o diretor pede algo como uma música celta com um pouquinho de estilo africano e um toque de eletrônico”.
 
Para criar uma música, o contato é sempre com o diretor artístico da novela, que dá palpites e direciona Daniel quando necessário. “Recebo o roteiro antes das gravações, entro no meu estúdio e deixo a criatividade a fluir. Produzo uma série de arranjos e composições, e envio ao diretor e produtores”, relata. Conforme o produtor musical, a partir disso eles decidem como encaixar com cada personagem.
 
Apesar de ser um enorme trabalho, afirma que é uma satisfação ver suas obras sendo tocadas na televisão. “Sou bem eclético e a novela é uma maneira de poder fazer todo tipo de música, até mesmo as mais experimentais e ao mesmo tempo apresentá-las para um público imenso”.
 
Entre suas canções de maior sucesso, Daniel destaca a ‘No poço te encontrei’, tema de casamento entre os personagens Moisés e Zipora, de ‘Os Dez Mandamentos’. Para ele, o trabalho feito justamente nesta novela foi o mais marcante em sua carreira pelo ineditismo, o feedback do público e o sucesso em vários países.


Daniel destaca que no audiovisual mais do que outros tipos de arte, a criação é coletiva, e o segredo das grandes produções é fazer com que as peças se encaixem com precisão. “Saber ouvir e entender o que o autor, diretor e sonoplasta precisam é essencial. Também é muito importante se manter atualizado tecnologicamente, para poder resolver os problemas o mais rápido possível e aumentar a produtividade”.
 
Conforme ele produtor musical, o recorde junto ao RankBrasil é mais uma ótima maneira de chamar a atenção do público para seu tipo de trabalho, que normalmente é pouco divulgado / reconhecido. “Muitas pessoas já me disseram que passaram a prestar mais atenção nas trilhas sonoras depois que conheceram meu trabalho através da mídia”, diz.
 
Carreira de sucesso
Desde pequeno, o recordista já se interessava por música e brincava de cantar as canções misturadas, o que hoje é considerado um estilo denominado ‘Mashup’. Na adolescência começou a colecionar discos e por volta dos 20 anos queria criar sua própria música.

Teve ‘bandas de garagem’ e tocou em bandas de baile, até conseguir montar seu próprio estúdio. Fez muitos jingles, produção de discos e em 1999 já no Rio de Janeiro, trabalhou como arranjador para uma dupla de compositores. Então começou a produzir discos de artistas de renome e em 2005 recebeu o convite para fazer trilhas para a Record. Desde então criou músicas para mais de 10 novelas e três séries.

Além dos sucessos na TV, o produtor musical já trabalhou com grandes nomes do mercado, de variados estilos musicais, como Beth Carvalho, Aline Barros, Jane Duboc, Cidade Negra, entre outros. Participou de vários discos que concorreram ao Grammy Latino, dois deles vencedores em duas categorias.
 
Ele foi autor e intérprete dos vídeos oficiais da seleção brasileira e das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Ainda foi o responsável pela trilha de ‘Os Dez Mandamentos – O Filme’, que alcançou o recorde de bilheteria do cinema brasileiro.
 
Outro recorde
Daniel também possui o recorde junto ao RankBrasil de Compositor com mais temas em uma novela do país, marca reconhecida em 2016. Ele assina 172 músicas tocadas em ‘Os Dez Mandamentos’, exibida pela Rede Record pela primeira vez entre 23 de março e 23 de novembro de 2015.
  • Compositor bate recorde pelo número de músicas tocadas em novelas

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet