Notícias / Nacional

08/03/18 às 13:25

Aumenta número de vagas de emprego em todo Brasil ofertadas pelo Sine

Em janeiro e fevereiro, foram disponibilizados 178.631 postos de trabalho pelo Sistema Nacional de Emprego

Joana Dantas

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Aumenta número de vagas de emprego em todo Brasil ofertadas pelo Sine

Foto: Divulgação

Nos primeiros dois meses de 2018, foram ofertadas 178.631 mil novas vagas de emprego pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), um crescimento de 10,4% comparado ao mesmo período de 2017, quando foram disponibilizados 161.794 postos de trabalho.
 
"Esse resultado é importante, demonstra que as mudanças políticas de governo estão impactando positivamente o mercado de trabalho. Mais confiante, a classe empresarial retoma os investimentos no país e volta a contratar. É um dado positivo para se comemorar", afirmou o ministro interino do Trabalho, Helton Yomura.
 
São Paulo foi o estado brasileiro com maior número de vagas ofertadas, com 44.881 em janeiro e fevereiro deste ano. Foram 6.965 a mais que o resultado de igual período em 2017, quando foram abertos 37.916 postos no Sine.
 
Já em segundo lugar no ranking nacional vem o Paraná, com 31.508 vagas cadastradas no sistema, seguido do Rio Grande do Sul (+16.424), Rio de Janeiro (+9.690), Ceará (+9.394) e Bahia (+7.744).
 
"Aos poucos, o Brasil vai deixando para trás a crise econômica. O aumento nas oportunidades de trabalho é um forte indicador desta tendência. O Ministério do Trabalho tem feito a sua parte por meio de parcerias para qualificar trabalhadores, melhorar o atendimento nas unidades e investir em tecnologia pra tornar cada vez mais rápido e eficiente os serviços aos cidadãos", disse o secretário de Políticas Públicas e Emprego, Leonardo Arantes.
 
Balanço - No acumulado de 2017, o  Sine registrou 1.024.570 vagas para 3.161.179 trabalhadores inscritos no sistema. Enquanto, em 2016 foram 1.151.427 novos postos para 3.713.432 inscrições.
 
A técnica de intermediação de Mão de Obra do Sine Maria de Fátima Valente explica que o Sine é responsável pela intermediação de mão de obra por meio de suas agências espalhadas por todo o país, além de controlar o pagamento do Seguro Desemprego e apoiar o Programa de Geração de Emprego, Trabalho e Renda (Proger).

"O Sine tem como objetivo organizar um sistema de informações e pesquisas sobre o mercado de trabalho, implantar serviços e postos de atendimento em todo o país, propiciar informação e orientação ao trabalhador quanto à escolha de emprego, além de prestar informações aos empregadores sobre os recursos humanos disponíveis", afirma a técnica.
 
Para utilizar esses serviços o trabalhador precisa se cadastrar no sistema indo até um dos postos de atendimento da Rede Sine, presente em todo território nacional ou acessando o site do Emprega Brasil pelo endereço https://empregabrasil.mte.gov.br. O trabalhador também tem a opção de baixar o aplicativo Sine Fácil em seu celular. Veja aqui (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.sinefacil&hl=pt_BR) como fazer download da ferramenta.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet