Notícias / Negócios

03/03/18 às 08:41 / Atualizada: 03/03/18 às 08:47

Operações com cartões movimentam 12,7 bilhões e tendência é de crescimento

Especialista em finanças orienta sobre uso saudável do crédito

Pau e Prosa Comunicação

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Operações com cartões movimentam 12,7 bilhões e tendência é de crescimento

Foto: Lucas Ninno

A mais recente estatística divulgada pelo Banco Central apontou crescimento de 3% no uso de cartões de crédito, no valor de R$ 674 bilhões. O valor pago na modalidade débito cresceu 10%, subindo para R$ 430 bilhões. O total foi de 12,7 bilhões de pagamentos realizados por meio do ‘dinheiro de plástico’. Os números são referentes às movimentações realizadas no ano 2016 e foram divulgados em 2017.

“O cartão de crédito é a forma mais inteligente de usar o dinheiro se não há desconto para pagamento à vista. O que é desaconselhável é usar o cartão para pagar despesas pessoais quando não há dinheiro disponível”, afirma o especialista em finanças Emílio Júnior de Souza, diretor administrativo e financeiro do Sicoob Central MT/MS.

O aumento dos consumidores por cartões de crédito é uma realidade também no mercado mato-grossense. A cooperativa financeira Sicoob Central MT/MS, que atende os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul com 36 agências, teve um aumento da demanda por cartões de crédito e de benefícios. “Cada vez mais as pessoas estão migrando seus pagamentos em papel para pagamentos eletrônicos por conta da segurança e praticidade”, avalia a presidente da cooperativa, Aifa Naomi.   
 
A orientação do especialista em finanças é usar o cartão quando o preço à vista não oferece desconto. “Vale aplicar o dinheiro para receber o rendimento e pagar no cartão de crédito”, diz Souza. Outra dica é estar atendo à data de fechamento da fatura do cartão: pagamentos feitos até dez dias antes do fechamento da fatura entram só na fatura do mês seguinte.         

A questão da segurança pessoal também é um dos benefícios do uso cartão de crédito. “Andar com quantias de dinheiro em espécie é sempre um risco que pode ser minimizado”, avalia o especialista. Segundo ele, outros benefícios também contribuem para tornar o cartão atrativo. Com o cartão é possível participar de uma rede de benefícios como recebimento de milhas, pontuação para troca de produtos eletrodomésticos, descontos na compra de ingressos para shows, cinema e locação de carro.

Mais que crédito - Atualmente, os cartões expandiram sua utilidade para além do pagamento no débito ou crédito. O Sicoob, por exemplo, oferece três linhas de cartões para gestão de gastos (combustíveis e controle), incentivos (premiação e presente) e benefícios (premiação e presente).

A transação financeira por meio de cartões tanto para o pagamento direto quanto para a gestão de benefícios dos mais variados tipos é a tendência da administração moderna que exige agilidade, praticidade, controle e transparência.   
 
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Evandro Carlos

Mauro Mendes, seu plano era “iludir”? Que pena, o meu era te fazer feliz!!!

A música Milu, do cantor mineiro Gustavo Lima, é um dos grandes hits da musica nacional da atualidade, nela o interprete conta a historia de alguém que vive iludido, lembrando que quem cai uma vez, cai três, mas que ele...

 
 
 
 
Sitevip Internet