Notícias / Agricultura

03/03/18 às 08:19

Canarana, Campo Novo do Parecis e Nova Xavantina - Cropview mostra que a data ideal de plantio em municípios de MT tem mudado nos últimos anos com atraso na chegada das chuvas

Situação exige maior planejamento do produtor ao adotar estratégias como utilizar variedades precoces, assumir perdas maiores para soja em função de ganhos na safrinha ou deixar de produzir a segunda safra de milho e plantar a soja com condições mais

Aleksander Horta e Izadora Pimenta, Notícias Agrícolas

Edição: Clodoeste 'Kassu' AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Canarana, Campo Novo do Parecis e Nova Xavantina -  Cropview mostra que a data ideal de plantio em municípios de MT tem mudado nos últimos anos com atraso na chegada das chuvas

Foto: Reprodução Notícias Agrícolas

Em um momento no qual os produtores do Mato Grosso estão preocupados com as chuvas, frente a um pleno trabalho de colheita de soja, Cristina Queiroz, da Rural Tecnologia, trouxe análises geradas com o Crop View para três municípios: Canarana, Campo Novo do Parecis e Nova Xavantina.

Considerando um plantio em 02 de novembro, com ciclo de 130 dias, os cultivares devem terminar a safra com 85% de produtividade na colheita. O último estágio recebe excedente de chuvas, fator que também aparece ao longo do desenvolvimento.

Queiroz simulou várias datas de plantio de soja ao longo de 10 anos e detectou também que, antes de 10 de outubro, a soja não costuma obter produtividade superior a 80% nessa região. Desta forma, os produtores podem ter como alternativa a desistência da safrinha de milho e plantar outras variedades de soja.

Em Campo Novo do Parecis, a janela é bem mais confortável, com produtores podendo plantar em setembro. Nova Xavantina vive uma realidade semelhante à de Canarana, com a janela de plantio se deslocando para dezembro - contudo, a sazonalidade permite um plantio mais cedo em alguns anos.

Ela ainda trouxe uma simulação para o plantio de milho safrinha em 03 de março em Canarana, considerando um ciclo de 120 dias. Foi detectada a probabilidade de esse cultivo terminar com 67% de produtividade ao final da safra, já que a meterologia aponta para um cenário menos chuvoso.

Os internautas que quiserem conhecer a ferramenta CropView podem acessar o site www.cropview.com.br. Ao realizar o cadastro, estes podem experimentar a ferramenta e observar as melhores condições para a sua área de plantio. Estão disponíveis as análises para as culturas de soja, milho, trigo, feijão e café.

Também é possível entrar em contato com a Rural Tecnologia por meio do telefone (11) 5505-4646.

Ver vídeo da reportagem

 

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet