Notícias / Educação

02/03/18 às 19:55 / Atualizada: 04/03/18 às 08:03

Escola alerta pais sobre bullying e uso excessivo da internet

Sandra Carvalho

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Escola alerta pais sobre bullying e uso excessivo da internet

Foto: Assessoria

A escola e família têm um papel importantíssimo na prevenção, detecção e resolução das situações de bullying. Por esse motivo, a direção do Colégio Isaac Newton (CIN) está abordando este tema durante a primeira reunião com pais e responsáveis de 2018.

O diretor pedagógico e administrativo do CIN, professor Luiz Salvador Jorge da Cunha deixa claro que a escola é totalmente contra a prática do bullying e fala da importância da família na orientação dos filhos.

“Somos visceralmente contrata o bullying e toda forma de preconceito e a nossa equipe pedagógica está preparada para adotar as medidas necessárias, inclusive envolvendo a família, porventura ocorra uma situação desta dentro da instituição. Nós, escola e família, temos que dar exemplo de respeito ao próximo, de não constranger pessoas, sejam elas de qual idade for”.

No CIN, o tema também é abordado nas aulas e os professores e demais profissionais são orientados no sentido de detectar situações e agir prontamente, sempre mantendo uma relação saudável e construtiva com os alunos, facilitando as situações de denúncia, por meio de uma escuta sensível.

Também os pais podem contribuir para as situações de prevenção e de solução, mantendo um canal de comunicação aberto com os filhos para tomar conhecimento desses episódios.

É importante, ainda, que possam conversar sobre o cotidiano da escola, com atenção às narrativas que podem surgir sobre o tema. Nesse contexto, a família deve ser parceira da escola e comunicar sobre situações que possam indicar bullying.

Danúbia Leonel, mãe de aluno do Ensino Médio, acha extremamente importante a iniciativa da escola de debater a questão do bullying. “Em casa sempre tivemos uma grande preocupação e conversamos bastante sobre o assunto, porque muitas vezes a criança está sofrendo e tem receio de contar”.

Outro assunto que está sendo destacado na reunião com pais e responsáveis é o excesso de uso da internet. “Temos que educar sobre segurança digital”, alertou o professor Salvador, ao citar como exemplo os casos de sequestro, assédio, linguagens inadequadas, rivalidade, jogos viciantes e uso indevido de câmeras.

Keylanne Barreto, que também tem filho no Ensino Médio, reconhece a responsabilidade dos pais no controle do uso da internet. Ela conta que na sua casa há regras. Os pais estipularam um horário para navegação. “É certo que os jovens estão muito antenados com a tecnologia, porém é preciso que o uso da internet seja na medida para não se tornar prejudicial”.

Coordenadora do Ensino Médio, Dariluce Gomes da Silva também falou sobre o uso indiscriminado da internet, principalmente quando o aluno passa a noite em claro navegando e no dia seguinte não conseguem render em sala de aula. “É uma preocupação do Colégio Isaac Newton e um assunto para ser tratado com seriedade entre pais e filhos”.

As reuniões já ocorreram com pais de alunos do 7º Ano ao Ensino Médio, além das séries iniciais.
As próximas serão com alunos do 6º ano e Ita Medicina.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Evandro Carlos

Mauro Mendes, seu plano era “iludir”? Que pena, o meu era te fazer feliz!!!

A música Milu, do cantor mineiro Gustavo Lima, é um dos grandes hits da musica nacional da atualidade, nela o interprete conta a historia de alguém que vive iludido, lembrando que quem cai uma vez, cai três, mas que ele...

 
 
 
 
Sitevip Internet