Notícias / Meio Ambiente

24/02/18 às 06:44 / Atualizada: 25/02/18 às 20:56

São Félix do Araguaia - Atuação do MPE possibilita soltura de 7 mil tartarugas no Rio Araguaia

Clênia Goreth, MPE

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
São Félix do Araguaia - Atuação do MPE possibilita soltura de 7 mil tartarugas no Rio Araguaia

Foto: Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia

Projeto desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, em parceria com uma colônia Z7 de pescadores, no município de São Félix do Araguaia, possibilitou a soltura de 7 mil filhotes de tartarugas no Rio Araguaia.  A liberação ocorreu há pouco mais de 15 dias e reuniu centenas de pessoas.  Antes disso, porém, uma verdadeira maratona foi realizada para garantir o sucesso da iniciativa.

Segundo o  promotor de Justiça Emanuel Filartiga Escalante Ribeiro, tudo começou com a transferência de covas para praias artificiais nos pátios das escolas estaduais Ilda Rocha, Tancredo Neves e Severiano Neves . Com a medida, além de aumentar o índice de sobrevivência dos futuros filhotes, os ovos passaram a ser vigiados por vários cuidadores. Alunos e professores  acompanharam de perto todo o processo.

“A preparação para a transferência das covas aconteceu paralela ao processo de desova. Foram realizados estudos prévios relativos as praias a serem trabalhadas e outros estudos que contribuíram para a definição do período mais adequado para realização das ações”, explicou o promotor de Justiça.

 Após o nascimento,  fase mais vulnerável dos filhotes,  os animais foram transferidos para berçários. “Importante destacar que todo o trabalho foi realizado por pessoas devidamente treinadas e com acompanhamento de biólogos. O projeto também valorizou o conhecimento empírico das comunidades indígenas e ribeirinhas”, acrescentou.

Já em sua segunda edição, o projeto “Amigos da Natureza” busca, além do repovoamento da população da Tartaruga da Amazônia, criar uma cultura de percepção da tartaruga além da alimentar.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Dr. Rosário Casalenuovo Júnior

A arte é única e o artesanato é repetição

Deus seria um artista ou um artesão? Qual composição musical pode ser chamada de artesanato ou arte? Qual trabalho em geral deve ser denominada arte e qual artesanato?   Como está a arte no Brasil? Num país...

 

Enquete

Se a eleição para presidente tivesse Jair Bolsonaro e Sérgio Moro como candidatos, em quem você votaria?

 
 
 
Sitevip Internet