Notícias / Meio Ambiente

24/02/18 às 06:44 / Atualizada: 25/02/18 às 20:56

São Félix do Araguaia - Atuação do MPE possibilita soltura de 7 mil tartarugas no Rio Araguaia

Clênia Goreth, MPE

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
São Félix do Araguaia - Atuação do MPE possibilita soltura de 7 mil tartarugas no Rio Araguaia

Foto: Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia

Projeto desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, em parceria com uma colônia Z7 de pescadores, no município de São Félix do Araguaia, possibilitou a soltura de 7 mil filhotes de tartarugas no Rio Araguaia.  A liberação ocorreu há pouco mais de 15 dias e reuniu centenas de pessoas.  Antes disso, porém, uma verdadeira maratona foi realizada para garantir o sucesso da iniciativa.

Segundo o  promotor de Justiça Emanuel Filartiga Escalante Ribeiro, tudo começou com a transferência de covas para praias artificiais nos pátios das escolas estaduais Ilda Rocha, Tancredo Neves e Severiano Neves . Com a medida, além de aumentar o índice de sobrevivência dos futuros filhotes, os ovos passaram a ser vigiados por vários cuidadores. Alunos e professores  acompanharam de perto todo o processo.

“A preparação para a transferência das covas aconteceu paralela ao processo de desova. Foram realizados estudos prévios relativos as praias a serem trabalhadas e outros estudos que contribuíram para a definição do período mais adequado para realização das ações”, explicou o promotor de Justiça.

 Após o nascimento,  fase mais vulnerável dos filhotes,  os animais foram transferidos para berçários. “Importante destacar que todo o trabalho foi realizado por pessoas devidamente treinadas e com acompanhamento de biólogos. O projeto também valorizou o conhecimento empírico das comunidades indígenas e ribeirinhas”, acrescentou.

Já em sua segunda edição, o projeto “Amigos da Natureza” busca, além do repovoamento da população da Tartaruga da Amazônia, criar uma cultura de percepção da tartaruga além da alimentar.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet