Notícias / Meio Ambiente

23/02/18 às 16:00

Quais são as melhores opções para refrescar o ambiente no verão?

Ar-condicionado, ventilador, circulador, climatizador e umidificador são as opções existentes no mercado

Débora Ramos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Quais são as melhores opções para refrescar o ambiente no verão?

Foto: Divulgação

No verão, a tendência é que haja um aumento substancial na venda de ares-condicionados. Além dele, há muitos outros equipamentos que podem ser utilizados para refrescar ou até mesmo umidificar o ambiente – de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), índices de umidade inferiores a 60% não são adequados. Confira, abaixo, algumas opções para usar quando a temperatura estiver muito alta.
           
Ar-condicionado
           
Como já dito, o ar-condicionado é um dos aparelhos mais comercializados nessa época do ano. Ele é responsável por retirar o ar quente do ambiente e devolvê-lo refrigerado. A vantagem é que ele pode abaixar a temperatura facilmente em apenas alguns minutos e é o mais eficaz em manter o ambiente fresco. Por outro lado, a instalação pode ser complicada, e há a necessidade de deixar o ambiente completamente fechado.
           
Ventilador
           
Os ventiladores, tanto de chão quanto de teto, possuem diversas potências e velocidades. Podem abaixar a temperatura do ambiente em até três graus e são ideais para as pessoas que não possuem dinheiro suficiente para comprar um ar-condicionado. Em regiões extremamente quentes e secas, no entanto, ele pode não ser muito eficiente. Quantos menos pás, menos barulho ele irá emitir. A desvantagem é que ele só trabalha com a ventilação do ambiente, não com a diminuição da temperatura.
           
Circulador
           
Diferentemente do ventilador, esse aparelho não incide o vento em pontos específicos. Ele faz uma distribuição igualitária do ar em todo o ambiente em várias direções, por isso, também é mais silencioso. Opte pelos circuladores fixos, pois eles são mais eficientes na distribuição do ar.
           
Climatizador
           
Esses equipamentos são ideais para o controle de problemas respiratórios, principalmente em regiões muito secas. Ele ameniza a temperatura com a circulação do ar e a evaporação de água. Com ele, não é necessário isolar o cômodo e deve-se tomar cuidado para não deixar o reservatório de água vazio na opção de umidificar o ambiente. Eles são leves e compactos, além de ecologicamente corretos. Ele não deve, no entanto, ser considerado um substituto do ar-condicionado. Alguns climatizadores ainda possuem a função “quente” para o inverno.
           
Umidificador
           
Este só tem a função de liberar vapor de água no ambiente. É extremamente útil para cidades nas quais a umidade fica abaixo de 40%, causando graves problemas respiratórios. Apesar disso, ele não possui a função de climatizar o local.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet