Notícias / Nacional

21/02/18 às 07:22

Temer garante REFIS para integrantes do Simples

Presidente recebeu dirigentes do Sistema Indústria de todo o país nesta terça-feira, incluindo o presidente em exercício da FIEMT, Gustavo Oliveira

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Temer garante REFIS para integrantes do Simples

Foto: Assessoria

O presidente Michel Temer garantiu nesta terça-feira (20) que vai viabilizar a implantação de um programa de negociação de débitos (Refis) para empresas integrantes do Simples. A proposta havia sido vetada por ele, por razões técnicas – falta do cálculo de impacto, o que já foi encomendado ao Ministério da Fazenda. Finalizado esse processo, Temer deverá pedir ao Congresso a derrubada do veto. O anúncio foi feito durante reunião com o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga, e presidentes das federações de diversos estados, em Brasília.

O presidente em exercício da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo Oliveira, participou da reunião e foi dos cinco escolhidos para falar. “Pedi ao presidente que mantenha o apoio aos estados para que possam fazer o ajuste fiscal. Isso é importante, porque os estados já têm pouca capacidade de investimento, poucos recursos para aplicar em segurança pública e isso aumenta o problema da segurança no país. E os estados vão acabar retirando incentivos em um momento em que a economia precisa dos incentivos para que o setor empresarial possa retomar os investimentos e gerar empregos”, afirma Gustavo.

Ele também levou ao presidente a questão do custo do emprego no país, que ainda é muito alto e deve ser prioridade na agenda, de modo a estimular a geração de vagas e a produtividade. “E sugeri ainda que a reforma tributária seja colocada em pauta junto com a reforma da previdência, pois o país precisa avançar também e discutir, neste ano de eleição, um novo modelo tributário”, destaca.

Agenda para 2018

O presidente Temer expôs aos dirigentes do Sistema Indústria a agenda para o ano de 2018, resumida em 15 pontos de especial relevância para os avanços do país. Ele expôs o cenário atual, com diversos indicadores que já mostram o início da recuperação econômica, efeito das medidas que foram tomadas até agora – avanços como a modernização trabalhista, a regulamentação do trabalho terceirizado, a adoção do teto para os gastos públicos e a queda da taxa de juros.

Reforma da Previdência

O tema que havia motivado a reunião era a Reforma da Previdência. Temer garantiu que, embora esteja retirando a reforma da pauta legislativa, em decorrência da intervenção federal sobre a segurança pública no Rio de Janeiro, ela permanece na pauta política. O assunto continuará em discussão e sua aprovação voltará à pauta após o término da intervenção no Rio, uma vez que a intervenção impede a votação de emendas constitucionais.

Ele pediu empenho das federações de indústrias nos estados para o engajamento da sociedade nas reformas. Além de Gustavo Oliveira, o diretor da FIEMT Alexandre Furlan, que também ocupa uma cadeira na CNI, participou da reunião. Furlan foi um dos grandes divulgadores e apoiadores da modernização trabalhista, motivo pelo qual recebeu um agradecimento público do presidente da CNI.

Gustavo avalia o encontro como importante e produtivo em um momento delicado, em que o processo de industrialização da economia mato-grossense sofre com quatro gargalos: a dificuldade logística, o custo da energia, a carga tributária e a insegurança jurídica. “Todo apoio do Governo Federal é bem-vindo para que o nosso estado viabilize seu equilíbrio fiscal sem onerar ainda mais o setor produtivo, de modo a permitir que a recuperação da nossa economia se consolide”, conclui.
  • Temer garante REFIS para integrantes do Simples
  • Temer garante REFIS para integrantes do Simples

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet