Notícias / Educação

20/02/18 às 22:52

Revista científica da Unemat se destaca em cenário internacional

Hemilia Maia

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Revista científica da Unemat se destaca em cenário internacional

Foto: Divulgação

A Journal Health NPEPS, criado em dezembro de 2016, se destaca em cenário internacional como importante  fonte de divulgação científica com apenas um ano de publicação. A revista científica Journal Health NPEPS foi recentemente aprovada na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme). periódico é uma publicação científica da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus de Tangará da Serra, vinculada a Faculdade de Ciências Biológicas, Agrárias, Engenharia e da Saúde (Facabes).

"A LILACS é o mais importante e abrangente índice da literatura científica e técnica da América Latina e Caribe e que há mais de  30 anos contribui para o aumento da visibilidade, acesso e qualidade da informação em saúde", comentou o professor Vagner Ferreira do Nascimento, doutor em Bioética, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Política, Planejamento, Organização e Práticas (individual e coletiva) em Saúde (NPEPS) e editor chefe , da J. Health NPEPS.

Nascimento e sua equipe comemoram a conquista. "É a primeira revista de Mato Grosso e do Centro Oeste a conseguir essa aprovação em tempo recorde", aponta o editor chefe. Segundo o professor, geralmente são necessários cerca de seis anos de publicação para obter a aprovação junto a LILACS. “O que nos motiva a permanecer dedicados arduamente em busca de infraestrutura para sediá-la, além de recursos financeiros para conseguir manter e ampliar as atividades inerentes da revista, bem como sua qualidade e internacionalização” afirmou Nascimento. 

A J Health NPEPS é uma publicação semestral, disponibilizada gratuitamente em forma eletrônica, com acesso livre, e gerenciada pelo Grupo de Pesquisa do NPEPS. A revista está indexada em inúmeras bases de dados nacionais e internacionais e na lista dos periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A proposta do periódico é fomentar o ensino e a discussão multi e interdisciplinar de temas relacionados à ciências da saúde com originalidade, voltando-se à formação acadêmica e ao aperfeiçoamento constante dos profissionais de educação/saúde, pesquisadores, gestores e comunidade. Em suas cinco edições participam autores de 23 estados brasileiros e de nove países: Canadá, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, México, Nicarágua, Panamá, Peru e Portugal.

Além da aprovação junto a LILACS a revista conquistou o Digital Object Identifier (DOI) que já estará disponível nas próximas edições da revista. "O DOI favorece o acesso aos artigos publicados e consequentemente a citação para todos os pesquisadores do mundo", observou Nascimento.

A revista científica Journal Health NPEPS aceita publicação de artigos em português, inglês e espanhol, as submissões estão abertas em fluxo contínuo. Hospedada na página de periódicos da Unemat pode ser acessada em: https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps.  

DOI -  é um padrão para identificação de documentos em redes de computadores, como a internet. O DOI atribui um número único e exclusivo a todo e qualquer material publicado, sendo útil para auxiliar a localização e o acesso de materiais na web, e facilitar a autenticação de documentos. 
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Fernando Rizzolo

Vinho chileno com sabor de rebeldia

Já fui melhor nisso. Uns dez anos atrás, eu era um apreciador de vinhos. Na época, isso era uma espécie de moda, e, de todos os vinhos, o que eu menos apreciava era o chileno. Talvez em razão do meu paladar mais...

 

Enquete

Se a eleição para presidente tivesse Jair Bolsonaro e Sérgio Moro como candidatos, em quem você votaria?

 
 
 
Sitevip Internet