Notícias / Nacional

16/02/18 às 10:50

Pesquisa brasileira revela que 32% das mulheres já sofreram violência física ou sexual

A data foi instaurada pelas Nações Unidas com enfoque, principalmente, na igualdade de direitos entre homens e mulheres

Daiana Barasa

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Pesquisa brasileira revela que 32% das mulheres já sofreram violência física ou sexual

Foto: Divulgação

A data 8 de março, Dia Internacional da Mulher está chegando e você conhece o significado? Muitas mulheres manifestam irritação quando são homenageadas neste dia, porque reverberam a discussão de que todo dia é dia da mulher e dia de pensar nos direitos conquistados e naqueles a conquistar.
 
Por que, afinal, esse dia existe?
 
Muitas pessoas remetem a data ao ocorrido em Nova York em 1911, quando 130 mulheres morreram carbonizadas em uma fábrica têxtil. A tragédia ocorreu no dia 25 de março, portanto, muitas pessoas associam a data 8 de março a este episódio.
 
O Dia Nacional da Mulher foi instaurado primeiramente no mês de maio, em 1908, nos Estados Unidos, data em que 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade política e econômica no país.
 
Em 1910, na II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, foi criada uma resolução para que uma data anual fosse promulgada para a celebração dos direitos femininos em todo o mundo. A resolução foi aprovada por mais de 100 representantes de 17 países.  Mas a data ainda não foi implantada.
 
No dia 8 de março de 1917, na Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918), que na verdade era o dia 23 de fevereiro no calendário Juliano, adotado pela Rússia na ocasião, 90 mil operárias protestaram contra Czar Nicolau II, reclamando das más condições de trabalho, da fome e da participação russa na guerra. Mas a data foi oficialmente declarada em 1945, pela ONU (Organização das Nações Unidas).
 
Na década de 1960, o movimento feminista ganhou força, e em 1975 a data 8 de março passou a ser comemorada como o Ano Internacional da Mulher.
 
Pesquisa Nacional traz dados importantes sobre o tema
 
Foi disponibilizado um questionário no site Trocando Fraldas, entre os dias 7 e 14 de fevereiro para tentar compreender como o público feminino lida com a data 8 de março e como se posiciona frente ao feminismo. O questionário obteve 14 mil participações e os resultados gerais foram:
 
  • 69% das mulheres atribuem algum significado à data 8 de março;
  • 55% do público sabe o porquê a data existe;
  • 58% das mulheres considera o feminino necessário;
  • 41% se consideram feministas;
  • 31% sofreram algum tipo de violência por ser mulher;
  • 32% sofreram violência física ou sexual e 62% moral;
  • Apenas 20% já participaram de algum movimento feminista;
  • 56% já se sentiram em desvantagem por ser mulher;
  • 79% das entrevistadas acredita que a situação das mulheres pode mudar no futuro.
 
Muitas pessoas consideram o movimento feminista ultrapassado ou desnecessário. Outros afirmam que o radicalismo de muitas militantes coloca o movimento em risco. Mas seja qual for a crítica, vale refletir que os direitos femininos existentes hoje só existem porque mulheres (radicais ou não, consideradas “loucas” ou não) lutaram.
 
A Lei do Feminicídio só foi sancionada em 2015, e colocou a morte de mulheres no rol de crimes hediondos, diminuindo a tolerância nesses casos. Ainda há muitos direitos a serem conquistados.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet