Notícias / Educação

15/02/18 às 17:55

Dicas para estudar melhor e se preparar para vestibular

Aline Matos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Dicas para estudar melhor e se preparar para vestibular

Foto: Reprodução Shutterstock.com

Como se preparar adequadamente para as provas do vestibular e obter o melhor rendimento possível? Confira abaixo algumas dicas que ajudam a otimizar os estudos e melhorar os resultados.

Planejando e priorizando

Em primeiro lugar, acesse o site das instituições de ensino de interesse a leia atentamente o edital do vestibular e o conteúdo programático das provas dos cursos de graduação, bem como o Manual do Candidato. A partir daí é possível iniciar o planejamento dos estudos de forma organizada e otimizada.

Cuidado com as distrações nas telas de celulares e televisores durante os estudos. Durante as horas reservadas para leituras e prática de exercícios de fixação das matérias mantenha o smartphone desligado. Uma simples olhadinha nas redes sociais neste momento pode levar a concentração embora e comprometer os resultados.

Busque criar um cronograma de estudos. Planejamento é essencial para organizar a rotina e o dia a dia do candidato, e permite que o aprendizado renda muito mais. O cronograma também ajuda a separar o tempo necessário para cada tipo de atividade: exercícios, leitura das obras indicadas, leitura de material complementar, entre outras.

Uma dica bastante importante: dê prioridade às matérias nas quais você possui mais dificuldade de fixação e aprendizado. Faça uma lista enumerando os conteúdos considerados mais complexos e dedique-se a encontrar bastante material relacionado, sanando todas as dúvidas possíveis.

Além do estudo individual, procure participar de estudos em grupo. O compartilhamento de informações e a troca de conhecimento são essenciais, afinal que sabe mais ajuda quem sabe menos e o resultado pode ser favorável a todos que ali estão.

Dedique-se ao treino de redação. Com um peso bastante representativo, sobretudo nas grandes provas, a redação precisa ter boa argumentação e qualidade. Lembre-se: escrever mais ajuda a escrever melhor!

Treine! Utilize as provas anteriores - normalmente disponibilizadas no website das instituições de ensino - para responder as questões e verificar seus erros e acertos nos gabaritos. Dessa forma é possível estabelecer uma divisão entre as matérias mais fáceis para você e as que precisam que mais empenho e dedicação.

Última dica e mais importante: cuide de sua mente e de sua saúde! Descanse, alimente-se bem, separe horas de lazer e de diversão, permita-se passar algumas horas com os amigos, passeie, dê um tempo à cabeça e ao corpo. No dia anterior à prova durma muito bem, coma equilibradamente e beba bastante água.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Fernando Rizzolo

Vinho chileno com sabor de rebeldia

Já fui melhor nisso. Uns dez anos atrás, eu era um apreciador de vinhos. Na época, isso era uma espécie de moda, e, de todos os vinhos, o que eu menos apreciava era o chileno. Talvez em razão do meu paladar mais...

 

Enquete

Se a eleição para presidente tivesse Jair Bolsonaro e Sérgio Moro como candidatos, em quem você votaria?

 
 
 
Sitevip Internet