Notícias / Educação

15/02/18 às 17:55

Dicas para estudar melhor e se preparar para vestibular

Aline Matos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Dicas para estudar melhor e se preparar para vestibular

Foto: Reprodução Shutterstock.com

Como se preparar adequadamente para as provas do vestibular e obter o melhor rendimento possível? Confira abaixo algumas dicas que ajudam a otimizar os estudos e melhorar os resultados.

Planejando e priorizando

Em primeiro lugar, acesse o site das instituições de ensino de interesse a leia atentamente o edital do vestibular e o conteúdo programático das provas dos cursos de graduação, bem como o Manual do Candidato. A partir daí é possível iniciar o planejamento dos estudos de forma organizada e otimizada.

Cuidado com as distrações nas telas de celulares e televisores durante os estudos. Durante as horas reservadas para leituras e prática de exercícios de fixação das matérias mantenha o smartphone desligado. Uma simples olhadinha nas redes sociais neste momento pode levar a concentração embora e comprometer os resultados.

Busque criar um cronograma de estudos. Planejamento é essencial para organizar a rotina e o dia a dia do candidato, e permite que o aprendizado renda muito mais. O cronograma também ajuda a separar o tempo necessário para cada tipo de atividade: exercícios, leitura das obras indicadas, leitura de material complementar, entre outras.

Uma dica bastante importante: dê prioridade às matérias nas quais você possui mais dificuldade de fixação e aprendizado. Faça uma lista enumerando os conteúdos considerados mais complexos e dedique-se a encontrar bastante material relacionado, sanando todas as dúvidas possíveis.

Além do estudo individual, procure participar de estudos em grupo. O compartilhamento de informações e a troca de conhecimento são essenciais, afinal que sabe mais ajuda quem sabe menos e o resultado pode ser favorável a todos que ali estão.

Dedique-se ao treino de redação. Com um peso bastante representativo, sobretudo nas grandes provas, a redação precisa ter boa argumentação e qualidade. Lembre-se: escrever mais ajuda a escrever melhor!

Treine! Utilize as provas anteriores - normalmente disponibilizadas no website das instituições de ensino - para responder as questões e verificar seus erros e acertos nos gabaritos. Dessa forma é possível estabelecer uma divisão entre as matérias mais fáceis para você e as que precisam que mais empenho e dedicação.

Última dica e mais importante: cuide de sua mente e de sua saúde! Descanse, alimente-se bem, separe horas de lazer e de diversão, permita-se passar algumas horas com os amigos, passeie, dê um tempo à cabeça e ao corpo. No dia anterior à prova durma muito bem, coma equilibradamente e beba bastante água.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet