Notícias / Aventuras

11/02/18 às 23:12 / Atualizada: 11/02/18 às 23:21

Casal de Goiânia viaja mais de 62 mil km de carro passando por 16 países: 'Sonho'

Amandio e a mulher, Joselle, saíram de Goiás para Argentina, passaram por nações da Ásia e Oceania ao longo de 1 ano e 3 meses; Casal considerou visita à China o maior desafio.

Murillo Velasco, G1 GO

Edição AguaBoaNews, Clodoeste Pereira 'Kassu'

Imprimir Enviar para um amigo
Casal de Goiânia viaja mais de 62 mil km de carro passando por 16 países: 'Sonho'

Amandio e Joselle passando pela Patagônia durante a viagem

Foto: Amandio Palhares/Arquivo Pessoal

Um casal de empresários de Goiânia viajou mais de 62 mil quilômetros de carro, passando por 16 países em três continentes. Amandio Palhares e Joselle Pinheiro da Costa ficaram mais de um ano e três meses na estrada, dentro de uma caminhonete adaptada com cama, banheiro e cozinha. A viagem é parte da realização de um sonho que Amandio tem de dar a volta ao mundo sobre quatro rodas.
 
Segundo ele, a experiência mais rica da expedição a bordo da caminhonete foi contar com a ajuda de desconhecidos, com cultura completamente diferente da vivida pelo casal. “Lugares bonitos têm em todo lugar do mundo, isso é fato. Mas uma viagem desta só é possível com as pessoas. Nós precisamos todos os dias de um lugar para parar, dormir, pegar água, às vezes usar energia. A experiência foi magnífica, um sonho”.
 
“Imagine você nunca ter visto alguém e essa pessoa ajudar você a arrumar o carro. Nós contamos com a ajuda de 25 famílias que nunca havíamos visto na vida, em lugares distintos do planeta”, destacou.
 
Amandio e Joselle saíram de Goiânia no dia 8 de novembro de 2016 e chegaram em Goiânia na última sexta-feira (9). O roteiro começou em São Paulo, onde participaram do Salão do Automóvel ao longo de 10 dias. No dia 18 do mesmo mês saíram para a expedição, com uma caminhonete Chevrolet S-10 equipada com tudo o que precisavam para se manter.
 
Casal de Goiás conviveu com diferentes culturas pelo mundo  (Foto: Amandio Palhares/Arquivo Pessoal)
Casal de Goiás conviveu com diferentes culturas pelo mundo (Foto: Amandio Palhares/Arquivo Pessoal)
 
A primeira parada foi Buenos Aires, onde embarcaram o carro no navio e só pegaram na Malásia.
 
“Foi a primeira etapa de uma grande aventura, que nem tínhamos noção de tudo que ainda viveríamos ao longo de tantos quilômetros que ainda rodaríamos dentro desta caminhonete. Para se ter noção, até os países que compunham nossa rota tiveram que ser alterados, isso deu um espírito de aventura ainda maior para nossa viagem”, contou o empresário.
 
Segundo ele, o rota inicial era: Malásia, Tailândia, Mianmar, Índia, voltando por Mianmar e pela Tailândia em direção a o Camboja até chegar em Laos. No entanto, quando chegaram à Tailândia, o casal se deparou com as fronteiras para Mianmar fechadas, e resolveram incluir a China e a Austrália.
 
“Na hora a gente pensou: ‘e agora?’ Rapidamente tivemos que traçar este plano alternativo, e seguimos, eu posso dizer, para a viagem mais desafiadora que já fizemos, por enfrentar um universo cultural completamente oposto à aquilo que estamos acostumados a ver e viver”, contou.
 
Casal de Goiás viajou mais de 20 mil km de carro só na Ásia (Foto: Amandio Palhares/Arquivo Pessoal)
Casal de Goiás viajou mais de 20 mil km de carro só na Ásia (Foto: Amandio Palhares/Arquivo Pessoal)
 
Desafio China
 
O empresário conta que o maior desafio da viagem foi percorrer, de carro, milhares de quilômetros do extremo sul ao extremo norte da China. Ele afirma que o idioma, os hábitos e a legislação chinesa foram obstáculos que tiveram que ser aprendidos e superados por ele e a mulher ao longo da viagem.
 
“O inglês nos ajudou na maior parte da viagem. Mas foi muito difícil na China. Nós ficamos inseridos no cotidiano asiático e o ‘mimiquês’, que nós achamos que ia salvar, não adiantou muito. Às vezes a dava uma certa aflição, precisávamos resolver situações sem saber muito como lidar”.
 
“Sem contar nos hábitos. Aquilo que para a gente é de costume, é hábito cultural, para eles é um absurdo, e vice-versa. Foi um desafio vencido, com conhecimento incalculável”, afirmou.
 
Casal de empresários enfrentou desafios durante viagem de carro pelo mundo (Foto: Amandio Palhares/Arquivo Pessoal)
Casal de empresários enfrentou desafios durante viagem de carro pelo mundo (Foto: Amandio Palhares/Arquivo Pessoal)
 
Riqueza da viagem
 
Se para muitos viajar é sinônimo de encher o passaporte de carimbos e a memória com lugares maravilhosos, para Amandio e Joselle a aventura significou, além disto, uma mudança de olhar e de postura diante do mundo. O empresário destacou que, se fosse necessário resumir o aprendizado da experiência em uma palavra, falaria “humildade”.
 
“Eu tive o sonho de viajar pelo mundo quando certa vez, há 17 anos, eu conheci uma pessoa que estava consertando a moto para fazer uma volta ao mundo. Eu perguntei quanto tempo ele levaria, quanto ele precisava e quando ele voltaria. Ele não tinha resposta para nenhuma das perguntas, isso me intrigou e me deixou curioso para viver.”
 
“Viver tudo isso, diante de um universo sem respostas, só é possível com humildade. Você chegar na vida do outro, no dia a dia do outro, sem conhece-lo e precisar da ajuda dele: isso só dá certo se tivermos humildade na ação e no coração”, revelou.
 
Amandio e Joselle chegaram em Goiânia depois de 1 ano e três meses de viagem pelo mundo (Foto: Vanessa Chaves/G1 )
Amandio e Joselle chegaram em Goiânia depois de 1 ano e três meses de viagem pelo mundo (Foto: Vanessa Chaves/G1 )
 
O casal coleciona expedições feitas de carro. A primeira delas, em 2007 teve a Patagônia como destino final. A segunda, em 2009, foi para Machu Picchu. A última e a maior até então foi para o Alasca, em 2014 quando percorreram 65 mil km ao longo de nove meses.
 
Agora o empresário já sonha com a expedição que fará de carro para a Europa. “É um sonho grande, queremos percorrer tudo de ponta a ponta, vivendo intensamente cada lugar, cada cultura, sempre sobre quatro rodas”, revelou.
 
Amandio e Joselle, de Goiás, passaram por lugares de diferentes culturas pelo mundo (Foto: Amandio Palhares/Arquivo Pessoal)
Amandio e Joselle, de Goiás, passaram por lugares de diferentes culturas pelo mundo (Foto: Amandio Palhares/Arquivo Pessoal)

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet