Notícias / Curiosidades

07/02/18 às 16:10

Aprenda a usar a geladeira como aliada contra o desperdício de alimentos

Dois em cada 10 alimentos disponibilizados para o consumidor são desperdiçados; confira dicas para diminuir esse problema

Débora Ramos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Aprenda a usar a geladeira como aliada contra o desperdício de alimentos

Foto: Divulgação

Em 2017,  a revista científica Agricultural Systems publicou um estudo revelando que 20% dos alimentos disponibilizados para os consumidores são desperdiçados em todo o mundo. Esse fenômeno causa grandes perdas econômicas e impactos ambientais. De acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), de 2013, a cada ano, os alimentos produzidos, mas não consumidos, utilizam um volume de água equivalente ao fluxo anual do rio Volga (Rússia). Para diminuir esses impactos, é possível adotar práticas de consumo consciente. Para tanto, utilize a geladeira como aliada nesse processo. Confira algumas dicas:
           
Faça uma lista
           
Antes de ir ao mercado, vá até a geladeira e verifique quais itens estão faltando e que realmente precisam ser comprados. Coloque tudo em uma lista e só depois vá às compras. Essa simples prática diminui o desperdício, já que você não vai adquirir alimentos em excesso. Você também economizará uma boa quantia de dinheiro com essa atitude.
       
Use potes transparentes
           
Essa dica pode parecer estranha, mas faz muita diferença na hora de saber quais alimentos você tem na geladeira. Quando for guardar os itens, coloque-os em potes transparentes, para que você possa ter uma visão geral do que ainda há no refrigerador e não comprar novamente sem necessidade.
           
Preserve melhor os alimentos
           
Você pode aumentar a durabilidade de vários produtos com simples atitudes. Alguns itens, por exemplo, não se comportam muito bem em temperatura ambiente ou calor. Por este motivo, verifique se há a possibilidade de congelá-los para que eles possam ser utilizados posteriormente. Frutas, verduras e legumes também devem ser lavados e colocados em embalagens hermeticamente fechadas, para evitar a proliferação de bactérias.
           
Reaproveite
 
Não hesite em aproveitar uma sobra de alimento que tem plenas condições de ser consumido. Até sobras e cascas de frutas podem ser aproveitadas. Portanto, pesquise o que você pode fazer com cada produto que você tem na geladeira. Dessa forma, você não desperdiça comida sem motivo e colabora com o meio ambiente.
           
Vá com mais periodicidade ao mercado
           
Quando você vai apenas uma vez por mês ao mercado, a tendência é comprar muitos produtos, dos quais boa parte não será devidamente aproveitada. Se você for ao mercado com maior periodicidade, como uma vez por semana, por exemplo, a chance de comprar apenas o necessário é maior. Assim, você tem mais controle dos gastos e daquilo que consome.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet