Notícias / Governo de MT

04/09/15 às 17:46

Em vídeo, Taques mostra potencialidades do Estado em busca de investidores - veja

Romilson Dourado

RDnews

Imprimir Enviar para um amigo
Em vídeo, Taques mostra potencialidades do Estado em busca de investidores - veja

Governador Pedro Taques, que já recebeu no gabinete 3 dos 5 empresários mais ricos do país e tenta convencê-los a investir em MT

Foto: José Medeiros/Gcom-MT

O governador Pedro Taques mantém no gabinete no Palácio Paiaguás um vídeo muito bem produzido, com duração de 3min41s. Está salvo de maneira que o permite apenas apertar o play e exibi-lo numa tela gigante na parede. Ali estão imagens e vários dados que mostram um Mato Grosso gigante.

Nestes oito meses na cadeira de chefe do Executivo, ele revela que já recebeu três dos cinco homens mais ricos do país. Seja no gabinete, seja em visita a outros Estados e fora do país, Taques usa o vídeo como trunfo, no reforço dos argumentos e na política do convencimento junto a empresários para investir no Estado. O ex-governador Dante de Oliveira (1995/2002) fez igual. Na época, batizou a campanha de "MT - Hora de Investir".

E são impressionantes os números que potencializam um Estado rico e omitem os dados que puxam-no para baixo. O gigantisco começa na própria extensão territorial: 900.366 km2. É uma área que supera a de quatro países (Reino Unido, Portugal, Japão e Grécia). Por mais que o Estado esteja nas estatísticas do desmatamento, 63% de suas áreas estão preservadas.

O vídeo destaca que MT é jovem, com 30% da população entre 20 e 29 anos. E o PIB é o segundo maior que a média nacional e o único Estado a possuir três biomas, com potencial em ecoturismo, turismo de pesca e de aventura. Mostra cachoeiras, safaris, trilhas ecológicas e mergulho em aquários naturais. Enfatiza também a grandeza em energia elétrica e no agronegócio, que nos últimos anos movimentou R$ 40,8 bilhões, 50,5% do PIB estadual.

O Estado, que ainda pode ampliar a área plantada em até 16 milhões de hectares sem necessidade de derrubar uma árvore, é o maior do país na produção de soja, algodão, milho, de pescado em água doce e de carne bovina. Também se destaca em biodiesel e minérios. O vídeo propagado pelo governo revela que MT responde por 88% da produção de diamantes do país. E alguns municípios ajudam a segurar essa estatística, sendo eles Paranatinga, Juína, Arenápolis, Chapada dos Guimarães e Poxoréu. 

Por fim, a administração Taques assegura, nesta campanha de "vender" o Estado, que aposta em plataforma na área de infraestrutura, com investimentos em hidrovias, ferrovias e rodovias. Promete asfaltar até 8,3 mil km de rodovias estaduais. E lembra também do projeto do parque tecnológico, que será construído numa área de 800 mil m2.

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet