Notícias / Barra do Garças

01/02/18 às 12:51 / Atualizada: 01/02/18 às 13:28

Barra do Garças - PF combate crimes contra o Sistema Financeiro Nacional; gerente do Sicoob é preso

Assessoria PF

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Barra do Garças - PF combate crimes contra o Sistema Financeiro Nacional; gerente do Sicoob é preso

Foto: Semana 7

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (1º) a Operação Prenda-me se for Capaz*, com o objetivo de coibir a prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional. Estão sendo cumpridos um mandado de prisão preventiva, um mandado de busca e apreensão e uma quebra do sigilo bancário na cidade de Barra do Garças.

A investigação teve início em fevereiro de 2017 com o fim de apurar a prática de gestão fraudulenta e apropriação indébita no âmbito de um banco situado em Barra do Garças. Denúncias apontaram inúmeras fraudes na gestão da cooperativa Sicoob por seu gerente geral, o qual foi preso preventivamente no dia de hoje por ser o suposto autor do delito.

Em síntese, as fraudes consistiam em utilização de artifícios destinados a manter em erro os cooperados e, dessa forma, obter vantagem ilícita de natureza patrimonial. Estima-se um desvio de R$ 2 a 4 milhões com a prática de saques em contas dos cooperados sem as respectivas autorizações; empréstimos simulados; adiantamento de créditos a depositante em valores elevados (adiantamento de um valor pelo banco nos casos de utilização de saldo bloqueado ou devedor pelo correntista - conduta ilícita segundo normas do Bacen); não fornecimento de informes financeiros de Imposto de Renda; liberação indevida de cheques; descontos não autorizados de Notas Promissórias Rurais e saques através de cheques supostamente falsificados.

O gerente foi preso em Jataí Goiás e emcaminhado para a sede da polícia federal em Barra do Garças.

*O nome da operação é uma referência ao filme “Prenda-me se for Capaz”, cujas atitudes do personagem principal em muito se assemelham ao investigado real. No filme, o ator (Leonardo Di Caprio) interpreta um homem conhecido pelas suas artimanhas contra o sistema bancário e que por diversas vezes consegue driblar a polícia, estando sempre foragido. Porém, no fim da trama, o criminoso é capturado e preso, tal qual o principal investigado pela PF de Barra do Garças.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet