Notícias / Agricultura

31/01/18 às 17:45

Canarana - Patrulha rural será implementada para combater crimes no campo

Jornal O Pioneiro

Edição AguaBoaNews, Clodoeste Pereira 'Kassu'

Imprimir Enviar para um amigo
Canarana - Patrulha rural será implementada para combater crimes no campo

Foto: Jornal O Pioneiro

Produtores rurais, Polícia Militar, Polícia Civil, vereadores, secretários e representantes de entidades e de revendas de defensivos agrícolas, se reuniram na noite da última segunda-feira, 29, no Sindicato Rural, para tratar novamente sobre segurança pública.

A primeira reunião foi realizada uma semana antes, depois que bandidos começaram a usar drones para espionar fazendas e o registro de uma invasão com tiroteio em uma fazenda na região do Garapú. Todos os anos, na última década, milhões de reais são roubados todos os anos das fazendas em Canarana, principalmente em defensivos agrícolas. Isso porque os bandidos migraram dos roubos a banco para roubos no campo.

Na primeira reunião ficou claro que a polícia precisa do apoio da comunidade para se fortalecer e ter maior atuação na zona rural. Nesta segunda reunião, já foram tomadas decisões que serão implementadas nos próximos dias. Nem todas as informações serão divulgadas, mas a bandidagem vai enfrentar uma força maior e mais organizada do que ela se quiser se manter no crime.

Presentes na reunião estavam o tenente coronel Antonio Gilvando de Souza – comandante do 13º Comando Regional da Polícia Militar sediada em Água Boa, o major Gyancarlos Paglyneari Cabelho – comandante do 16° BPM de Água Boa, o tenente Marcos Yamada – comandante da 5ª Companhia Independente PM de Canarana, e o investigador chefe da Polícia Civil de Canarana Valdivino Vital.

O tenente coronel Antonio Gilvando de Souza, que atuava até final do ano passado em Campo Novo do Parecis, disse que lá a situação era parecida com Canarana com o registro de muitos roubos no campo. Porém, ele implementou a patrulha rural e os crimes praticamente acabaram. A mesma ação será implementada agora aqui na região. Uma cartilha orientando as ações que o produtor deve tomar, entregues pelo coronel lá em Campo Novo, serão reimpressas e entregues ao produtor daqui até meados de fevereiro.

O investigador chefe da Polícia Civil de Canarana Valdivino Vital, informou que a polícia já tem boas informações das quadrilhas que atuam na região, principalmente depois do abandono de uma caminhonete cheia de defensivos roubados, que atolou em uma fazenda no interior de Canarana no final do ano passado. Na oportunidade os bandidos deixaram muitas pistas.

Outra ação imediata será o fortalecimento do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) e eleição da nova diretoria até meados de fevereiro. A partir disso, produtores rurais já se comprometeram a doar recursos para o Conseg que, em contrapartida, auxiliará as polícias em suas demandas, permitindo que ela atue com frequência no interior, principalmente com a patrulha rural.

Também ficou decidido que nesta semana será produzido um ofício pelo Conseg e assinado por todas as entidades, para solicitar junto ao Governo do Estado o envio de mais policiais para Canarana. Em comparação com outros municípios, inclusive da região, Canarana tem argumentos para requerer mais profissionais para a segurança pública.

“Está dado o pontapé inicial para tomarmos uma atitude sobre a segurança do nosso município. A sociedade se envolvendo junto com a Polícia Civil e a Militar para o bem nosso… O bandido pode saber que hoje nós estaremos organizados e com certeza em pouco tempo esses bandidos vamos tocar daqui”, disse Arlindo Cancian, presidente do Sindicato Rural.

“Parabenizo a união de todos, porque hoje é intercalado, o prejuízo de um reflete no outro e está na hora da sociedade organizada se envolver e ir para a prática… Devemos cobrar do estado, porque afinal pagamos os impostos, mas quando a gente vê que o estado se afasta, temos que nos organizar enquanto sociedade, porque o bandido está organizado”, disse o vice-presidente Leste da Aprosoja Oldair Sangaletti.


 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet