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04/09/15 às 13:13

BR-242 - Evento de integração entre MT e TO, propõe debate sobre construção de rodovia dentro da Ilha do Bananal

A integração entre os dois Estados por rodovia, irá diminuir em até mil quilômetros à distância para o escoamento da produção do Mato Grosso, Pará e Tocantins.

Tribuna do Tocantins

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Nos dias 10 e 11 de Setembro, será realizada a "Jornada da Integração Logística Mato Grosso e Tocantins". Com saída de São Félix do Araguaia - MT até Formoso do Araguaia - TO.

O evento tem o objetivo de discutir a implantação da Rodovia Transbananal TO-500, (continuação da BR-242, que representa o estímulo para o desenvolvimento econômico, sustentável e logístico para os produtores rurais do Tocantins e Mato Grosso.


Sendo que a integração entre os dois Estados, irá diminuir em até mil quilômetros à distância para o escoamento da produção do Mato Grosso, Pará e Tocantins. Além de representar melhoria na qualidade de vida da população, fortalecimento nas relações comerciais e potencializar o turismo regional.

PROJETO RODOVIA TRANSBANANAL

A rodovia que prevê a pavimentação de 192km e a construção de uma ponte estaiada com 2.600m de extensão sobre o rio Araguaia será executada pela modalidade PPP (Parceria Público Privada), onde inclusive já estão definidas as empresas financiadoras. Os projetos aguardam ainda pela conclusão de tramites junto ao IBAMA, Ministério do Meio Ambiente, FUNAI e Ministério Público Federal. 

As obras, orçadas em aproximadamente R$ 1, 053 bilhão serão executadas pelo Governo do Tocantins. Entre os principais empreendimentos está a construção de uma ponte estaiada sobre o rio Araguaia com 2.600m de extensão e a pavimentação de 92 km da BR-242 atravessando a Ilha do Bananal até o município de Formosa do Araguaia/TO. A Ilha do Bananal é a maior ilha fluvial do mundo abrigando os povos indígenas Carajás à margem do Araguaia, e Javaés às margens do rio Javaés, em Tocantins.

Empresário de Formoso do Araguaia Tuti Mazaro (foto), é um dos organizadores do evento, "Jornada da Integração Logística Mato Grosso e Tocantins. Um dos objetivos do encontro é sensibilizar o Governo Federal da importancia da obra para o desenvolvimento da região e o Brasil, explica Mazaro Júnior.

Ao longo da rodovia serão instaladas seis pequenas pontes sobre os rios Javaés, San Rocan, Riozinho, Jaburu, 23 e 24, o que totalizará 1.100 metros de área construída, além da construção de uma ponte estaiada de 2.600m sobre o rio Araguaia. O percurso também contará com muretas de concreto e tela de proteção para evitar o acesso de animais à rodovia.

A preocupação ambiental foi dimensionada no projeto de construção da TO-500. O Estudo de Impacto Ambiental possui uma destinação orçamentária inicial na ordem de R$ 50 milhões, o que equivale a 5% do valor da obra. O projeto também prevê compensações socioeconômicas às comunidades indígenas residentes na ilha. Dentre as propostas está a criação de um pedágio no qual um percentual será repassado às aldeias, por meio da FUNAI, além da capacitação dos indígenas como guias turísticos, na intenção de fomentar o turismo em terras indígenas.

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