Notícias / Esportes

28/01/18 às 14:17

Jovem cuiabana conquista título latino-americano de xadrez

Natasha precisou derrubar adversários com pontuações maiores que a sua para chegar ao pódio.

Gabriela de Lima

O Livre

Imprimir Enviar para um amigo
Jovem cuiabana conquista título latino-americano de xadrez

Natasha compentido nos Jogos Escolares da Juventude.

Foto: Junior Martins

A cuiabana Natasha Moraes, conquistou nessa quinta-feira (25) o título de campeã de xadrez sub-18 do Floripa Chess Open 2018. A competição, que está em sua quarta edição, é a maior da América Latina, e reuniu 410 enxadristas de vários países.

Estudante de eletroeletrônica do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em Cuiabá, Natasha começou no xadrez aos 8 anos. Competiu pela primeira vez no Colégio Isaac Newton e foi campeã. Depois de sua primeira vitória passou muitos anos sem jogar, e só retornou quando começou a estudar no IFMT.

O Instituto possuí um laboratório de xadrez, projeto que atende os alunos tanto com esse esporte, quanto com outras disciplinas regulares, como a Matemática. Além disso, proporciona espaço e possibilita viagens para os atletas. E foi esse laboratório que reacendeu a paixão de Natasha pelo esporte.

“Escolhi o xadrez, principalmente, porque é um jogo que envolve cálculo e inteligência emocional. Cada partida é uma partida diferente, e sempre dá aquele frio na barriga de saber que existem milhões de possibilidades e sua vitória dependerá da sua maneira de saber escolher o melhor lance, e isso é fascinante” conta a adolescente.

Como todo atleta, Natasha reserva parte de seu tempo para os treinos. Dedica pelo menos duas horas de seu dia ao xadrez, através de vídeo aulas no youtube, livros ou jogando com outras pessoas, se preparando para competições. O IFMT é o principal patrocinador das viagens de sua equipe de xadrez aos torneios, mas também recebe ajuda de algumas empresas para custos como, por exemplo, uniformes.

A edição 2018 do Floripa Chess contou com brasileiros de 25 estados e também atletas do Paraguai, Argentina, Uruguai, Peru, Cuba, Islândia, Estados Unidos e até um refugiado da Síria. Compareceram também 10 Grandes Mestres do Brasil, 10 Mestres Internacionais e 2 Mestras internacionais. Para garantir seu título, Natasha teve que se esforçar para superar adversários com rating (método estatístico utilizado para se calcular a força relativa entre jogadores de xadrez) maiores que o seu.

“O nível do torneio é fortíssimo, muitas pessoas com ranking maiores que o meu, mas mesmo assim consegui ganhar de pessoas com rating mais forte e empatar também. Na última rodada, a decisiva, eu tinha 1258 de rating e a adversária tinha 1756, a diferença é muito grande e mesmo assim consegui ganhar dela”.

Paralelo ao Floripa Chess, aconteceu o Floripa Super Blitz, com partidas de no máximo 10 minutos. No torneio Blitz, Natasha teve a oportunidade de jogar contra um uruguaio, e achou muito divertido a mistura de culturas que esse torneio proporcionou. O título conquistado nessa quinta feira é de grande importância para a jovem.

“O Floripa Chess é considerado o maior torneio da América Latina, por isso ganhar um troféu é uma honra gigantesca para mim pois mostra que todo meu esforço e empenho estão valendo a pena”.

Acumulando o título de Campeã Estadual de Mato Grosso de xadrez, a terceira colocação nos Jogos Escolares Nacionais e seis medalhas de ouro disputando por equipes nos JIFs – Jogos dos Institutos Federais, Natasha ainda tem grandes sonhos pela frente.

“Meu sonho é participar da Festa da Uva, em 2019, que traz algum dos melhores jogadores de xadrez do mundo. ”

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet