Notícias / Agronegócios

27/01/18 às 14:33 / Atualizada: 27/01/18 às 14:46

Alto Araguaia - Projeto Nosso Leite melhora produção e atrai mais produtores em 2018

Objetivo com execução do projeto é fomentar a produção de leite em Alto Araguaia levando tecnologia e conhecimento ao homem do campo

Marcos Cardial

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Alto Araguaia - Projeto Nosso Leite melhora produção e atrai mais produtores em 2018

Foto: Assessoria

O Projeto Nosso Leite ganhou a adesão de mais produtores em 2018. A constatação veio após reunião nesta sexta-feira (26) na Associação de Produtores Rurais e Moradores do Vale do Araguainha e Região (APRAER). A iniciativa é desenvolvida no município de Alto Araguaia para incentivar a produção leiteira ao garantir consultoria técnica e capacitação para produtores rurais com foco na atividade. Durante o encontro, a importância do Selo de Inspeção Municipal (SIM) e a Identificação Geográfica (IG) do queijo cabacinha também estiveram na pauta.
 
Desenvolvido desde 2017 pela Prefeitura, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae-MT), e apoio da Câmara de Vereadores, o projeto foi muito elogiado por produtores que apostam na produção de leite e derivados como alternativa para melhorar a renda.
 
Um exemplo de como o programa tem mudado a vida do produtor rural vem da propriedade de Valter José Ribeiro. São 25 animais e uma média de 150 litros de leite produzidos todos os dias. “Implantei [o Projeto Nosso Leite] e deu certo. Melhorou o manejo, a produção, o pasto e os piquetes ficaram próximos do curral, o que facilita a mão de obra e o manejo. Vou dar continuidade. Recomendo o projeto. Só vai nos ajudar. Esse apoio da Prefeitura é fundamental”, disse.
 
Os custos para execução do projeto são divididos. Com o trabalho realizado em 2017 10 produtores foram beneficiados. A ação é focada em consultorias com a presença de um técnico na propriedade, conforme cronograma de atendimento. De acordo com a assistente do Sebrae, Jackeline Garcia, a intenção é oferecer consultoria, beneficiando o setor com informação e apoio na produção leiteira.
 
“Os produtores receberam atendimento técnico especializado de um consultor na área de leite para aumentar a qualidade, produção, melhoramento de pasto e genética dos animais. 2017 foi um ano muito positivo. Em 2018 renovamos essa parceria e tivemos um aumento no número de produtores. Todos estão muito otimistas. Acredito que teremos um ano ainda mais produtivo”, prevê.
 
Durante a reunião, o prefeito Gustavo Melo (PSB) destacou que a Prefeitura vai regularizar a emissão do Selo de Inspeção Municipal (SIM). Um médico veterinário foi contratado. Inicia o trabalho em fevereiro. 18 produtores já aguardar inspeção para emissão do SIM.
 
Sobre o Projeto Nosso Leite o chefe do Executivo ressaltou que o objetivo é contribuir para o aumento da produção leiteira, de forma sustentável, assegurando qualidade, regularidade e segurança da oferta de leite no mercado local e na produção de derivados, como queijo. Além disso, visa melhorar a vida dos produtores ao promover aumento de renda e qualidade de vida do homem no campo.
 
“Estamos trabalhando em parceria. Queremos fomentar a produção de leite em Alto Araguaia. Tivemos um aumento no número de produtores. Ouvimos muitos elogios e relatos sobre o aumento da produção de leite e melhora do trabalho na propriedade. O diferencial do nosso governo é trabalhar em parceria para atender melhor a comunidade”, ressaltou o prefeito.
 
O presidente da Câmara de Vereadores de Alto Araguaia, Jorge Melo, destacou o projeto como instrumento de transformação nas atividades diária da propriedade e na vida do produtor. “O projeto ampliou a produtividade. Todos tem a ganhar. É através de parcerias que vamos melhorar a vida do homem do campo”, reforçou.
 
Também participaram da reunião na APRAER, o secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Manoelito Rezende; o servidor Vanderly Neto o assessor do deputado estadual Mauro Savi, Marco Aurélio; a coordenadora do Acessuas Trabalhao Kátia Nabiane; o assessor do Sebrae de Alto Araguaia Eduardo Paniago e os vereadores Vanderlei Luiz Marques, André Buono Leal, Deusdete Xixica e Clodoaldo José Fernandes.
  • Alto Araguaia - Projeto Nosso Leite melhora produção e atrai mais produtores em 2018
  • Alto Araguaia - Projeto Nosso Leite melhora produção e atrai mais produtores em 2018
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Fernando Rizzolo

New Deal no Brasil

Bairro simples da periferia. O cheiro de café ainda estava pela cozinha e transpunha a sala com móveis simples, um sofá velho e uma antiga televisão que tinha em cima dela algumas xícaras, daquelas que têm o...

 

Enquete

Se a eleição para presidente tivesse Jair Bolsonaro e Sérgio Moro como candidatos, em quem você votaria?

 
 
 
Sitevip Internet