Notícias / Curiosidades

23/01/18 às 16:49

De onde vem o gás de cozinha?

Aline Matos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
De onde vem o gás de cozinha?

Foto: pixabay.com

Presente em milhares de lares em território nacional - é a energia que garante o preparo de refeições nos lares de 95% das famílias brasileiras, segundo estatísticas do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo - Sindigás, o gás de cozinha é um dos combustíveis mais versáteis disponíveis. Além de estar nas cozinhas, ele também é muito utilizado no comércio e na indústria. Mas de onde ele vem?

Qual a origem do gás de cozinha?

O gás liquefeito de petróleo vem, como o próprio nome indica, do petróleo. Resultado da decomposição de material vegetal e animal sob a ação de microorganismos, temperaturas altíssimas e pressão elevada, o petróleo é formado por átomos de carbono e hidrogênio. O “ouro negro” é matéria-prima que origina diversas outras matérias, inclusive o GLP ou gás de cozinha.

O GLP também pode ser extraído do processamento do gás natural, retirado das reservas do subsolo ou como produto do petróleo cru refinado.

O gás de cozinha é armazenado sob a forma líquida em botijões ou cilindros de tamanhos variados, desde os pequenos e portáteis de 2 quilos aos grandes cilindros subterrâneos com toneladas do gás. Quando cheios, os recipientes contam com 85% de GLP líquido e 15% em estado gasoso.

O GLP não tem cheiro. O que faz com que as pessoas sintam o clássico cheiro de gás é uma substância chamada Mercaptan, derivada do enxofre, e que permite a rápida detecção em caso de vazamentos.  

Além do us em cozinhas, o gás GLP também é aplicado no comércio e nos serviços - hospitais, creches, restaurantes, padarias, pizzarias, hotéis, entre outros - e também na indústria - automotiva, de ferro, vidro, etc - e no agronegócio. Tamanha versatilidade existe pois o GLP é uma fonte mais limpa de energia, que permite sua presença inclusive nos mais variados processos de produção.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet