Notícias / Educação

22/01/18 às 18:44

Coisas que você precisa saber antes de começar uma graduação

Marina Fernandez

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Coisas que você precisa saber antes de começar uma graduação

Foto: Divulgação

Cursar o ensino superior é o sonho e o objetivo de muita gente. A graduação abre portas para uma grande variedade de carreiras e novos conhecimentos, podendo mudar a vida das pessoas.

O ensino superior é composto por vários tipos de instituições de ensino, além de ter diferenças entre os tipos de cursos, modalidades de ensino e formas de ingresso. Entenda essas diferenças e conheça melhor a estrutura para escolher o que melhor se encaixa para seus objetivos.

Tipos de instituição de ensino
  • Universidades: têm atividades de ensino, pesquisa e extensão e atuam em várias áreas de conhecimento. Podem abrir novos cursos sem a autorização do Ministério da Educação (MEC). Os Institutos Federais ou Cefets são equiparados às universidades, com os mesmos atributos.
  • Centros universitários: não têm obrigação de realizar pesquisa e extensão, podendo atuar em uma ou várias áreas de conhecimento. Também têm autonomia para criar cursos.
  • Faculdades: não têm autonomia para abrir cursos por conta própria, mas atuam em uma ou mais área(s) de conhecimento. Tipos de cursos superiores
  • Bacharelado: são mais abrangentes e podem atuar em vários setores do mercado.
  • Licenciatura: são focados na formação de novos professores. Em alguns cursos, é possível escolher se a formação será focada no mercado (bacharelado) ou para lecionar (licenciatura) durante o curso.
  • Tecnológico: é focado na prática profissional e tem uma duração mais curta que o bacharelado. As atribuições profissionais, junto aos conselhos de classe, também são diferentes e menores de quem cursa um bacharelado.
Modalidades de ensino

Basicamente, existem duas modalidades de ensino atualmente no Brasil:
  • Presencial: é a modalidade clássica, em sala de aula. Até 20% do conteúdo de um curso presencial pode ser ministrado a distância.
  • A distância: o ensino EaD dá ao aluno a possibilidade de aprender em um ambiente virtual, com acesso à internet, democratizando o ensino.
Ingresso

Além do vestibular, há outras formas usadas como processo seletivo:
  • Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): um dos principais processos seletivos. Muitas instituições usam a nota do exame como critério exclusivo ou complementar na seleção de alunos.
  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu): sistema seletivo do MEC no qual várias instituições de ensino oferecem vagas aos participantes do Enem.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Evandro Carlos

Mauro Mendes, seu plano era “iludir”? Que pena, o meu era te fazer feliz!!!

A música Milu, do cantor mineiro Gustavo Lima, é um dos grandes hits da musica nacional da atualidade, nela o interprete conta a historia de alguém que vive iludido, lembrando que quem cai uma vez, cai três, mas que ele...

 
 
 
 
Sitevip Internet