Notícias / Agricultura

22/01/18 às 10:38

Canarana dá abertura nacional à colheita da soja em 2018

J O Pioneiro

Edição AguaBoaNews, Clodoeste Pereira 'Kassu'

Imprimir Enviar para um amigo
Canarana dá abertura nacional à colheita da soja em 2018

Foto: J O Pioneiro

O Dinetec 2018, em Canarana, sediou um importante evento brasileiro, a Abertura Nacional da Colheita de Soja 2017/18, que a cada ano acontece em uma brasileira diferente. Esta é uma iniciativa promovida pelo Projeto Soja Brasil e teve a transmissão ao vivo pelo Canal Rural, na manhã de sexta-feira, 19.

Antes das máquinas da New Holland colherem a soja na abertura oficial, os presentes na feira puderam acompanhar discussões importantes sobre a relação entre a produtividade e a rentabilidade, técnicas de manejo e a necessidade de se alterar a lei de defensivos agrícolas.

Um dos pontos que marcou o evento foi a emoção que tomou conta do presidente da Aprosoja Brasil, Marcos da Rosa. Ele, que é morador de Canarana e foi um dos responsáveis por trazer o evento para o nosso município, não segurou as lágrimas ao ouvir o presidente do Canal Rural, Julio Cargnino, falar sobre os feitos que sua entidade realizou no setor da soja.

“Temos de ressaltar a importância do trabalho realizado pelo Canal Rural, que é parceiro da Aprosoja Brasil na tarefa de disseminar informações aos produtores. Me emociono ao perceber que nosso trabalho não é em vão, que estamos ajudando muita gente e que vamos continuar lutando pelo nosso setor”, disse Da Rosa.

Entre várias autoridades, a Abertura Nacional da Colheita de Soja contou com a presença do ministro interino da Agricultura, Eumar Novacki. Em seu pronunciamento, ele falou que criar políticas que garantam a renda mínima para o produtor é uma obrigação do Mapa. “O governo tem a obrigação de estimular e fomentar o crescimento do setor. E por isso estamos mais próximos ao setor com o programa Agro Mais”, diz Novacki.

Após as palestras, por volta do meio dia, as máquinas colheram a soja. Uma delas foi pilotada pelo ministro Eumar Novacki. Centenas de pessoas se enfileiraram ao redor do campo para ver o momento histórico. A tradicional chuva de soja aconteceu mais uma vez e contou com um espetáculo dos maquinários que fizeram a colheita.

A perspectiva da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de que o Brasil colha 110 milhões de toneladas de soja, montante parecido com as estimativas das principais consultorias do país.
  • Canarana dá abertura nacional à colheita da soja em 2018
  • Canarana dá abertura nacional à colheita da soja em 2018
  • Canarana dá abertura nacional à colheita da soja em 2018
  • Canarana dá abertura nacional à colheita da soja em 2018
  • Canarana dá abertura nacional à colheita da soja em 2018
  • Canarana dá abertura nacional à colheita da soja em 2018

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por NILSON MARTINS GARCIA, em 25/01/18 às 12:31

    Parabéns meu amigo Kassú pelo brilhante trabalho desta sua Empresa, q conheceu qto nasceu. Estou aqui Paraná, mas com saudade Mt, especialmente nossa Àgua Boa, que é presente e o futuro. Os focos de noticia do Vale do Araguaia estã bom, mas tem mtos tema importande para divulgar para Brasil e o Mundo.

 
 
 
Sitevip Internet