Notícias / Notícias Gerais

19/01/18 às 10:45

Casamento homoafetivo: amor, visibilidade e cidadania

Eduardo Peret, Revista Retratos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Casamento homoafetivo: amor, visibilidade e cidadania

Foto: Revista Retratos

Festa de casamento com família, amigos e padrinhos, bolo com bonecos vestidos a caráter, viagem de lua-de-mel – sonhos de muitas pessoas que, até pouco tempo, uma parcela da população não conseguia realizar. As pessoas LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) não tinham acesso ao direito civil básico de contrair matrimônio e desfrutar de uma série de outros direitos, que são naturalizados pelas famílias tradicionais: herança, divisão de patrimônio, adoção conjunta de crianças e mais uma lista que chega à casa das centenas.

Segundo a pesquisa Estatísticas do Registro Civil, do IBGE, entre 2013 e 2016, 19,5 mil casais registraram o “sim” em cartório, aproximadamente cinco mil por ano. Os casamentos homoafetivos representam cerca de 0,5% do total anual de uniões do país. Leia na Retratos n.7 a história de alguns casais que finalmente puderam registrar sua união e, com isto, conquistaram mais um espaço de cidadania.    

 
  • Casamento homoafetivo: amor, visibilidade e cidadania
  • Casamento homoafetivo: amor, visibilidade e cidadania

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet